O hábito ingênuo de murchar a barriga para parecer mais magro pode não ser tão inocente quanto se imagina. Para sair bem na foto ou ter melhor aparência com a roupa, contrair o abdômen parece ser o recurso mais rápido e eficaz. Essa prática utilizada ocasionalmente não causa prejuízos, a menos que crie o hábito diário.
A repetição desse ato leva a pessoa a desenvolver um estado conhecido como “síndrome da ampulheta”, que faz sofrer uma alteração na estrutura da parede abdominal resultando a criação de uma dobra no meio do abdômen. Os músculos superiores ficam mais enrijecidos enquanto os de baixo ficam mais enfraquecidos.
A moda do uso de calça jeans apertada surgiu há alguns anos e se tornou uma preferência, sobretudo das mulheres jovens. A peça justa não trouxe apenas benefícios ao realçar a anatomia humana, ela trouxe sérios prejuízos para a saúde.
Mulher verificando sua barriga (Foto: Reprodução/Pixabay)
O que traz prejuízo ao corpo
Além do costume da contração abdominal, o uso contínuo de calças jeans apertadas favorece o surgimento de incontinências urinária por esforço: ao espirrar, rir, tossir, por exemplo. O murchar a barriga pode, também, causar disfunção respiratória. Quando se encolhe o estômago, a pessoa força o diafragma para cima, liberando menos espaço para que o pulmão se estenda durante a respiração. O ato de sorver a barriga para dentro pode deixar o pescoço, os ombros e as costas muito rígidos.
Alerta sobre síndrome da ampulheta (Vídeo: Reprodução/YouTube/Quero Fisio)
Priscila Pschiski, fisioterapeuta da “Clínica Pelvic Funcional”, em Brasília, esclarece:
“O hábito de murchar a barriga sobrecarrega a musculatura superior e enfraquece a musculatura da região inferior do abdômen. Isso pode levar a dores nas costas, problemas na respiração e até escape urinário“.
Como evitar a síndrome
Recomenda-se a restrição do uso de calça jeans muito apertadas, a hidratação e praticar exercícios físicos adequados sob orientação de profissionais habilitados. Evite sugar a barriga para dentro e procure observar esse movimento e diminua para melhorar a musculatura e ter boa saúde.
Foto destaque: Mulher medindo sua circunferência abdominal. Repodrução/Pixabay