Saiba como evitar lesões nos ombros durante o treino

Afernandes Por Afernandes
3 min de leitura

A prática de exercícios físicos a cada dia vem se tornando algo indispensável para a saúde. A atividade não só ajuda a manter a boa forma como prevenir uma serie de doenças. Umas das modalidades mais procuradas é a musculação, conhecida como uma pratica que ajuda no desenvolvimento dos músculos esqueléticos.


 

Foto destaque: Iniciar a atividade de maneira leve e gradativamente evitando assim tensões, dores. Reprodução/ GETTY IMAGENS/Istockphoto.  


 Por ser de baixo impacto, é indicada para todos os tipos de pessoas independente da idade. Entretanto realizar a atividade sem um acompanhamento especializado pode gerar danos ao corpo. Alguns adeptos dessa categoria queixam se de dores após a prática.

Entre uma das dores campeãs das queixas estão as dores nos ombros.  É bom lembrar que nosso ombro possui três tipos de fibras musculares, que são os frontais, mediais e posteriores e que para cada uma dessas áreas alcançar um resultado é necessário trabalha elas corretamente para não ocasionar lesões ou danos a sua saúde.

Por ser um treino importante os deltóides tem a finalidade de aumentar a circunferência escapular, corrigindo possíveis problemas na sua postura. O ideal é iniciar a atividade de maneira leve e gradativamente e aos poucos aumentar a intensidade, evitando assim tensões, dores e indisposições musculares na região do ombro e pescoço.

Entretanto se seu treino for intenso e vise hipertrofia, recomenda se intercalar treinos de membros superiores em inferiores em dias alternados evitando assim uma sobrecarga aos músculos trabalhados.

Confira algumas dicas que contribuem para um treino seguro e ajudam a evitar possíveis lesões musculares.

 Procure sempre a ajuda de um profissional especializado.

 Priorize sempre um trabalho de alongamento dos membros antes  do treino.

Jamais exagere em cargas nos aparelhos, isso prejudica o desempenho e causa danos ao corpo.

Ficar sempre atento a amplitude do movimento durante sua execução, isso vai ajudar a estabelecer a postura.

 E por fim, analise sempre a ordem dos exercícios, multiarticulares (remada, supino e puxada), estes são responsável pela articulação do ombro e pescoço.

Busca sempre um acompanhamento de um profissional em educação física é essencial, somente ele pode montar um treino personalizado de acordo com o limite de cada pessoa.

 

 

Foto destaque: Iniciar a atividade de maneira leve e gradativamente evitando assim tensões, dores. Reprodução/ GETTY IMAGENS/Istockphoto.  

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário