Pabllo Vittar completa 30 anos; relembre a trajetória da drag queen

Ramon Baratella Por Ramon Baratella
5 min de leitura

Yuke! Nesta quarta-feira (01) Pabllo Vittar completou seus 30 anos. Em uma carreira repleta de hits, batalhas e muitos looks marcantes, separamos um pouquinho da trajetória desse ícone brasileiro.

Como começou

Pablo Rodrigues da Silva, ou Pabllo Vittar, nasceu em novembro de 1993, em São Luís, no interior do Maranhão. Filho de uma enfermeira e companheira de duas irmãs, sua infância foi marcada pelo preconceito, bullying e agressões por estar ligado ao universo feminino.

Neste país em que vemos todos os dias pessoas da nossa comunidade sofrerem violências absurdas, e morrerem, fazer 30 anos é muito emocionante. Por estar viva, e poder fazer todos os dias o que eu gosto, viver da minha música e estar no palco”, disse em entrevista ao UOL.

Antes de explodir no cenário fonográfico brasileiro, o artista iniciou sua trajetória cantando em festas, no coral de uma Igreja Presbiteriano, e também no programa regional Pop, onde fazia covers de seus ídolos internacionais – uma delas sendo Beyonce. 

O tempo foi passando e Pablo se mudou para São Paulo, mais precisamente para Indaiatuba. Enquanto sua carreira não dava um pontapé, com isso, teve que arranjar trabalhos em outros lugares para se sustentar.

Após dois anos, se mudou para Minas Gerais onde conseguiu uma vaga para cursar Design de Interiores, mas teve que trancar a faculdade por conta da demanda de sua agenda de shows. Vale lembrar que foi nesta época que Vittar se assumiu para sua mãe, que não ficou surpresa e lhe deu todo o apoio.

Antes de lançar “Open Bar”, seu single de estreia, Pabllo contou em entrevista que assistiu ao programa “Rupaul’s Drag Race” e que descobriu esse lado onde esses artistas poderiam ser mais versáteis e explorar essa liberdade.

Vai passar mal

Chegou o tão aguardado momento de falarmos de sua coletânea de sucesso. Em 2015, aconteceu o encontro que mudaria sua vida para sempre, o dia em que conheceu o produtor musical Rodrigo Gorky, um dos integrantes do Bonde do Rolê. 

A ideia inicial para jogar a estrela no cenário musical veio através da releitura da música “Lean On”, de Major Lazer. Com um clipe super simples, gravado na casa de um amigo e com 600 reais no bolso, foi feito história, dando ao artista seu primeiro milhão de views no YouTube, e isso em menos de quatro meses.

Pabllo Vittar conseguiu alcançar um público maior após sua participação no programa “Amor&Sexo”, e o tão aguardado sucesso nacional veio com seu primeiro album, “Vai Passar Mal”, com a musica que dá titulo ao disco“Todo Dia”, a famosa “K.O” e “Corpo Sensual”.


Clipe oficial de “K.O”. (Video: Reprodução/Yuotube/@PablloVittar)


Sucesso internacional

A visibilidade do cantor não veio da noite para o dia, mas com esforço, conseguiu não só dominar o brasil, mas dar seus primeiros passos no mercado internacional. Em 2019, foi lançada sua parceria com Charli XCX, que foi convidada junto de Anitta para lançarem uma parceria com Major Lazer, e também uma canção com a rapper Iggy Azalea, além de uma participação no álbum de Lady Gaga.


Pabllo Vittar durante sua apresentação no Coachella. (Foto: Divulgação/AFP/Valerie Macon)


Chegando no ano de 2022, Pabllo se tornou a primeira drag a se apresentar no Coachella, com a “I Am Pablo Tour”, performance que foi compartilhada por inúmeros internautas na Internet. “Muito obrigada, Coachella, por me fazer a primeira drag queen a performar no festival. Esta noite vamos fazer historia”, agradeceu.

Atualmente, Pabllo Vittar segue fazendo seus shows e sendo um dos porta-vozes dos direitos da comunidade LGBTQUIAP+. 

Foto destaque: Publicação recente de Pabllo Vittar nas redes sociais. (Foto: Divulgação/Instagram/@Pabllovittar)

Deixe um comentário

Deixe um comentário