Cingapura e Zurique lideram ranking das cidades mais caras do mundo

Luiza Nascimento Por Luiza Nascimento
2 min de leitura

A crise global do custo de vida persiste, e os moradores de grandes cidades continuam a sentir seu impacto, com um aumento médio de 7,4% no custo de vida em 2023, de acordo com o Índice de Custo de Vida Mundial da Economist Intelligence Unit (EIU). Embora esse número seja ligeiramente menor do que o aumento de 8,1% registrado em 2022, ainda está muito acima das tendências históricas.

Os preços dos produtos de supermercado foram os que mais aumentaram, destacando os desafios enfrentados pelos consumidores. No entanto, há um alívio em relação ao ano anterior, pois os preços de serviços públicos, que lideraram o aumento no ano passado, apresentaram a menor inflação desta vez.


Cidade Zurique. (Foto: reprodução/Seguros Promo)


As 10 cidades mais caras do mundo em 2023

Zurique e Cingapura

Nova York e Genebra

Hong Kong

Los Angeles

Paris

Tel Aviv e Copenhagen

São Francisco

A ascensão de Zurique ao topo, superando Nova York, foi atribuída à força do franco suíço e aos altos preços de mantimentos, artigos domésticos e recreação. Cingapura, por sua vez, destaca-se pelos custos elevados de transporte e roupas.

Cenário Global 

Enquanto a inflação está desacelerando devido à redução dos problemas na cadeia de suprimentos, os preços dos alimentos continuam a subir, afetando diretamente os consumidores. Upasana Dutt, chefe de custo de vida mundial da EIU, prevê uma desaceleração contínua em 2024, mas alerta para os riscos relacionados a conflitos armados e condições climáticas extremas.

Mudanças significativas foram observadas no ranking, com cidades russas como Moscou e São Petersburgo experimentando quedas acentuadas devido à desvalorização do rublo após a invasão da Ucrânia em 2022. Cidades chinesas também caíram posições devido à lenta recuperação pós-pandemia e demanda moderada do consumidor.

Damasco, na Síria, mantém-se como a cidade mais barata do mundo, enquanto Teerã, no Irã, e Trípoli, na Líbia, ocupam as últimas posições.

Foto Destaque: Nova York (Reprodução/Descubra EUA)

Deixe um comentário

Deixe um comentário