Presidente de La Liga se reúne com dirigentes brasileiros para tratar sobre liga

Mauricio Campelo Por Mauricio Campelo
3 min de leitura

Javier Tebas, presidente da liga espanhola, está no Brasil e participou na última terça-feira de uma reunião com dirigentes de clubes das séries A e B do campeonato brasileiro. Representantes da XP Investimentos e Alvarez & Marsal, também estiveram presentes e ouviram de Tebas uma proposta de organização e administração de uma liga de futebol.

O mandatário de La Liga apresentou também o modelo de gestão do campeonato espanhol e detalhou a forma de distribuição das receitas de transmissão das partidas nas ligas da Espanha e Inglaterra, as duas principais da Europa, e sugeriu o seguinte modelo para os clubes brasileiros: 50% igual entre todos os participantes, 25% baseados na performance do clube e 25% de acordo com a exposição e audiência, incluindo a ocupação dos estádios.

A gente fez uma proposta ousada para os clubes em termos de calendário: a liga esteja estabelecida dentro desse ano. É fácil de falar, mas muito importante, porque tem toda essa questão da renegociação dos direitos de transmissão (do Campeonato Brasileiro), que é o valor mais relevante de todos, o contrato da Globo vai até o fim de 2024. Já perdemos vários momentos na história do futebol brasileiro, espero que não perca agora. Os clubes estão conscientes, tanto que a toda hora você vê esse assunto voltar, e a gente está confiante.” Declarou Fred Luz, da Alvarez & Marsal.



Fred Luz, Javier Tebas e Pedro Mesquita. Créditos: Divulgação


Tebas afirmou que o maior desafio é fazer com que o valor mínimo distribuído para os clubes seja pelo menos igual ao atual, e também que La Liga iria apenas disponibilizar a experiência organizacional e capacidade de operação, a parte de financiamento seria por conta da XP Investimentos.

“Na La Liga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Queremos oferecer no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira.” Disse Tebas através de um comunicado.

A vinda de Tebas ao Brasil é mais um avanço dos clubes brasileiros em direção à criação de uma liga. Na última semana os clubes e a CBF se reuniram, e decidiram manter a distribuição dos pesos dos votos nas eleições da entidade, e em contra partida a CBF se comprometeu a apoiar a criação da liga.

Deixe um comentário

Deixe um comentário