Módulo dos Estados Unidos falha em pousar na Lua e queima na atmosfera

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura
Módulo dos Estados Unidos queimou sobre o Oceano Pacífico. (Foto:Reprodução/Astrobotic Technology/CNN)

Na última sexta-feira (19), a NASA anunciou em uma coletiva de imprensa que a missão do módulo lunar Peregrine de pousar na Lua havia fracassado.

Após um lançamento bem-sucedido e separação do foguete em 8 de janeiro, a espaçonave enfrentou um problema de propulsão que impediu o Peregrine de pousar suavemente na Lua,” afirmou a agência estadunidense, logo após o sucesso do Japão em realizar o mesmo pouso. “Após análise e recomendações da NASA e da comunidade espacial, a Astrobotic determinou que a melhor opção para minimizar o risco e garantir o descarte responsável da espaçonave seria manter a trajetória do Peregrine em direção à Terra, onde queimou na reentrada.

De acordo com os dados divulgados até o momento, a falha principal ocorreu nos propulsores do módulo. A aeronave até chegou a sair da atmosfera terrestre, mas reentrou após a mudança de trajetória calculada e acabou queimando sobre o Sul do Oceano Pacífico, a leste da Austrália, na última quinta-feira (18).


Há mais de meio século que os EUA realizam uma missão para pousar na Lua (Foto: reprodução/Pixabay/WikiImages)


Fracasso do Peregrine

Os Estados Unidos não pousaram na Lua desde a missão Apollo 17, de 1972. Dez dias após o lançamento da sonda Peregrine no dia 8 de janeiro, a falha de um pouso bem-sucedido marca a sua ultrapassagem na corrida espacial atual por países como China, Índia, e Japão.

Não se trata de um resultado completamente inesperado, uma vez que a colaboração entre a NASA e a Astrobotic se trata mais de uma iniciativa para construir um modelo experimental de aeronave barata (para uso comercial) do que um módulo que consiga pousar na Lua com garantia robusta.

Ainda assim, o contrato para a construção custou cerca de US$ 108 milhões (mais de R$ 500 milhões). Nesse quesito, os EUA ainda não conseguiram abaixar o preço de explorações espaciais suficientemente para atender o planejado.

Outras sondas lunares

Na sexta-feira, o mesmo dia em que a NASA clarificou que o módulo Peregrine havia fracassado, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) anunciou que a sua sonda “Moon Sniper” havia efetivamente cumprido a viagem até a Lua. É uma lembrança de que os Estados Unidos não são a única potência espacial, e de que a corrida global para avanços nesse setor pode bem continuar sem eles.

Mas ainda com a falha do Peregrine, a busca por modelos mais baratos e comerciais deve permanecer. Já esta programada para o ano de 2024 outra missão colaborativa entre a NASA e a Astrobotic com o modelo de nome ‘Griffin’, o qual deve ser um pouco maior do que o Peregrine.

Deixe um comentário

Deixe um comentário