Menina morre em praia dos Estados Unidos após areia desabar em cima dela e do irmão

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
5 min de leitura
Foto Destaque: baldes e pás de brinquedo foram utilizadas para tentar salvar a menina (Reprodução/AP/New York Post)

Na última terça-feira (20), nos Estados Unidos, duas crianças foram encontradas soterradas por areia em uma das praias no sul da Flórida. De acordo com as autoridades locais, elas estavam cavando um buraco de quase 2 metros de profundidade quando a estrutura entrou em colapso em cima dos dois. Irmãos, o menino de 8 anos teve de ser internado, e a menina de 7 anos não resistiu.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros de Pompano Beach, Sandra King, afirmou que os serviços médicos – alertados por transeuntes que se depararam com as vítimas e tentavam resgatá-las – chegaram à praia de Fort Lauderdale aproximadamente às 15:00 no horário local. O menino estava enterrado até o peito, enquanto que a menina estava completamente encoberta pela areia.

Após o resgate, as duas crianças foram levadas rapidamente para o Broward Health Medical Center, onde o menino de 8 anos teve seu quadro estabilizado, e a menina de 7 anos foi declarada morta. Até o momento, não foram divulgados os nomes das crianças, ou onde estavam os seus adultos responsáveis durante o momento do acidente.



Detalhes do acidente

Foi um acidente incompreensível“, disse Sandra King nesta quarta (21), assegurando a imprensa de que uma investigação sobre o caso já estava em andamento.

Na gravação do momento em que é discado o telefone emergencial (911), é possível observar que mais de uma dúzia de adultos estavam tentando salvar os irmãos antes de os bombeiros serem acionados. Além disso, foram gravados vários vídeos registrando transeuntes de joelhos tentando cavar a areia com as próprias mãos. A estimativa é de que a menina faleceu aproximadamente 15 minutos após o desabamento, ainda enterrada na areia da praia.

A cabeça dele estava acima da areia. Eu acho que sua irmã estava ao seu lado, mais afundo,” David Davies, uma das testemunhas, afirmou. “Quanto mais eles tentavam escavar ela para fora, mais a areia desabava.”

A porta-voz King disse que não sabe se a família era local ou se estavam apenas visitando, mas afirmou que o escritório do xerife da região (Sheriff’s Office) já está investigando mais detalhes sobre as crianças e os pais.

Soterramento por areia

Tais acidentes na areia já ocorreram antes em outras praias dos Estados Unidos, mas estatisticamente mortes são extremamente raras. Tão recentemente quanto semana passada, um incidente similar ocorreu com uma criança pequena na praia de Jersey Shore, mas o pai conseguiu resgatá-lo a tempo.

A última morte decorrente de um desabamento de areia nos Estados Unidos ocorreu em maio de 2023, quando um jovem de 17 anos ficou preso em um buraco na cidade turística de Frisco, na Virginia. Após a sua morte, uma das empresas responsáveis pela região alertou sobre os perigos da areia, e advertiu para nunca cavar buracos mais fundos do que a altura do joelho.

Um dos maiores agravantes da fatalidade de tais casos, além da camuflagem natural de buracos preenchidos com areia em uma praia, é a natureza fluida e pesada do material: após o soterramento, cada movimento de respiração faz a areia se deslocar, pressionando o peito nos momentos de expiração de forma que a inspiração não consegue expandir de volta, acelerando o sufocamento. Por isso, durante atividades como essa, sempre é recomendado que os adultos responsáveis fiquem de olho nas crianças e certifiquem-se de não escavar demais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário