Após a conquista de mais um título da Ligue 1, o Paris Saint-Germain já está se preparando para a temporada 2022/23, no que diz respeito ao planejamento de saída e chegada de jogadores. Após surpreender o mercado ao anunciar a permanência do craque francês Kylian Mbappé, no Parc des Princes, os Les Rouge-et-Bleu estão próximos de chegar a um acordo por Darwin Núñes, promessa uruguaia do Benfica.
Conforme informações do portal ‘todofichajes.com’, o PSG venceu a disputa com Manchester United e Newcastle e está próximo do acordo com Benfica por Darwin Nuñez, no valor que pode chegar a £ 120 milhões, cerca de R$ 632 milhões na cotação atual.
Darwin Gabriel Núñes Ribeiro é um jogador uruguaio, atualmente com 22 anos, nascido na cidade de Artigas, a 600 km da capital Montevideu, no Uruguai.
Debutante do Peñarol – maior vencedor do Campeonato Uruguaio de Futebol, Pentacampeão da Copa Libertadores da América, e Tri Campeão Mundial -, o jovem chamou atenção pelas boas perfomances apresentadas ainda nas categorias de base, alncançando rapidamente a promoção para o futebol profissional. Seu nome já repercutia na grande imprensa e entre empresários do mundo da bola como o possível alvorecer de mais um novo grande talento que vestiria a camisa celeste em pouquíssimo tempo, sendo partícipe da nova geração que tem se formado para substituir craques já consagrados, tais como Luis Suárez e Edinson Cavani.
Teve uma curta passagem pela equipe principal, na qual disputou apenas 22 jogos e marcou 4 gols, conquistando o primeiro e único título da carreira até o momento, leia-se – maio de 2022 -, o Campeonato Uruguaio de Futebol, em 2018.
Rumou do Uruguai para o sudoeste da Espanha em transferência para o Unión Deportiva Almería, que disputava a segunda divisão até então. Com efeito, por lá disputou apenas uma temporada, somando no total – 32 partidas, com 16 gols marcados e 3 passes para gol-. Números suficientes para despertar o interesse de clubes do primeiro escalão do futebol europeu.
Foi então que em meados de 2020, o mui tradicional clube português Benfica anunciou sua contratação junto ao Almería por £ 24 milhões, sendo assim a maior venda da história do time espanhol, ultrapassando o brasileiro, Felipe Melo, passado à Fiorentina por £ 8 milhões em 2009 e também a contratação mais cara do futebol português até então.
É foi pelo Benfica que Darwin Núñes alcançou o auge de sua carreira. Caiu nas graças da torcida ao se apresentar com muitas facetas distintas, velocidade, posicionamento cereteiro, versatilidade, podendo atuar em mais uma função dentro de campo, e finalizações precisas. Na temporada atual é o artilheiro isolado do Campeonato Português de Futebol, e se destacou também por marcar gols importantes na Uefa Champions League, competição européia mais importante do continente. Numa dessas oportunidades, recebeu elogios do renomado técnico alemão, Jürgen Klopp:
“Ele é muito bom, tenho que dizê-lo. Já o conhecia antes, mas ele jogou praticamente à minha frente [na Luz] e teve lutas físicas com o Konaté e é rápido. Calmo na finalização. Quando fez o gol, estava calmo. Muito bom. Se conseguir continuar saudável, terá uma grande carreira pela frente”, afirmou o treinador do Liverpool.
Darwin Núñes em ação pelo Benfica (Foto: EPA/ANTONIO COTRIM)
Suas grandes atuações fizeram com que grandes times europeus demonstrassem interesse em seu futebol. Especula-se que times do futebol inglês, como Liverpool, Manchester United, Tottenham, Arsenal, West Ham, sondaram informações sobre o atleta mas não chegaram a formalizar propostas. Ao contrário do novo milionário Newcastle, que segundo informações do Foot Mercado, ofereceu £ 60 milhões pela jovem promessa. A proposta teria sido rechaçada pois o atacante deseja disputar novamente a Uefa Champions League, competição para qual os “Magpies” não se classificaram.
Darwin Núñes tem contrato com o Benfica até 2025, e em entrevista coletiva o treinador do Benfica, Nelson Veríssimo declarou que será praticamente inevitável a permanência de Darwin no Estádio da Luz para a próxima temporada.
“É natural que desperte o interesse dos grandes clubes europeus. Naturalmente, vai acabar saindo, não sei se no final dessa temporada ou na próxima, Como torcedor do benfica, espero que seja uma transferência que chegue próximo dos números de João Félix”, – vendido ao Atlético de Madrid, por £127 milhões 3 anos atrás – afirma o treinador.
Além disso, recentemente o jogador trocou de empresário visando uma transferência na próxima janela.
Foto destaque: Darwin Núñes em atuação pelo Benfica. Reprodução: AFP/Getty Images.