Cidades que receberão os jogos da Copa de 2026 são anunciadas

Bruno Gama Por Bruno Gama
4 min de leitura

No total, serão 16 cidades, sendo duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos. A FIFA divulgou a informação na última quinta-feira (16). Será a primeira vez na história que o torneio contará com 48 seleções disputando o mundial. Confira as cidades:

Canadá: Vancouver e Toronto.

México: Guadalajara, Monterrey e Cidade do México.

Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.

Outras cidades também concorreram para sediar os jogos, entre elas: Cincinnati, Denver, Nashville, Orlando, Pasadena, Washington e Baltimore, nos Estados Unidos; a cidade de Edmonton, no Canadá, também concorria, mas ficou de fora. A organização do mundial e a FIFA dividiu as 16 cidades escolhidas em três zonas:

ZONA OESTE

Vancouver (CAN), Seattle (EUA), Los Angeles (EUA), São Francisco (EUA) e Guadalajara (MEX).

ZONA CENTRAL

Kansas City (EUA), Dallas (EUA), Atlanta (EUA), Houston (EUA), Monterrey (MEX) e Cidade do México (MEX)

ZONA LESTE

Toronto (CAN), Boston (EUA), Filadélfia (EUA), Miami (EUA) e Nova York (EUA).

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, comentou sobre a decisão e o desafio do Mundial: a distância entre as sedes.

‘’Vamos tentar organizar a Copa de um jeito que as seleções e os fãs não tenham que viajar muito. No momento oportuno vamos decidir o local da abertura e o palco final’’, disse Infantino.

Será a segunda vez na história que os Estados Unidos irão sediar uma Copa do Mundo, a primeira foi em 1994 – onde o Brasil foi tetra. Já o México foi o anfitrião em duas ocasiões: 1970, com o a seleção brasileira faturando o tri, e a de 1986. O Canadá é o estreante entre as sedes.  


Cidades que receberão os jogos da Copa de 2026 (Foto: Infoesportes/ge.globo)


DIVISÃO DE VAGAS DA COPA DO MUNDO 2026

Uefa (Europa): 16 vagas;

CAF (África): 9 vagas e mais um na repescagem;

AFC (Ásia): 8 vagas e mais um na respescagem;

Conmebol (América do Sul): 6 vagas e mais um na repescagem;

Concacaf (América Centra e do Norte): 6 vagas e mais um na repescagem;

OFC (Oceania): 1 vaga.

As 48 seleções serão divididas em 16 grupos de três, as duas melhores equipes de cada chave avançam para as eliminatórias, que contará com uma fase antes das oitavas de final. Os semifinalistas continuarão fazendo um número máximo de sete partidas, mas as 16 seleções eliminadas farão apenas duas partidas.

Com o aumento no número de seleções, a FIFA planeja mudar o formato de classificação para a Copa do Mundo. As modificações dos torneios ficará a critério das confederações.

A exemplo, a própria Conmenbol irá aposentar o formato atual de pontos corridos e já estuda um novo modelo que seja interessante comercialmente e tecnicamente.

 

Foto em destaque: Camilo Pinheiro Machado

Deixe um comentário

Deixe um comentário