Brasil x Japão: Entenda a disputa no Skate Street feminino

Jorge Silva Por Jorge Silva
3 min de leitura

Brasileiras e japonesas tem figurado nos lugares mais altos do Skate feminino na modalidade street. A disputa começou a tomar conhecimento do grande público durante o último ciclo olímpico, que marcaram as competições que dariam vaga para as Olimpíadas de Tóquio. Durante os jogos olímpicos, as japonesas se saíram melhores e faturaram o ouro e o bronze, com Momiji Nishiya e Funa Nakayama, respectivamente. Rayssa Leal, na época com 13 anos, conquistou a medalha de prata para o Brasil.

Desde então, é visível uma melhora significativa nas manobras das estrelas do Street feminino. A cada campeonato, novas manobras são feitas e o nível aumenta. Embora as brasileiras tenham mais destaque nos pódios, as japonesas tem uma equipe maior e muito qualificada no momento. Aori Nishimura, Yumeka Oda e Rizu Akama são alguns dos nomes que estão juntas de Miomiji Nishiya e Funa Nakayama nas competições. Por parte do esquadrão brasileiro, além de Rayssa e Pâmela, todos esperam a volta de Letícia Bufoni, ícone do Skate mundial.



Rayssa e Pâmela desbancaram japonesas na última etapa do SLS. Foto: Reprodução/SLS


Na temporada de 2022, o domínio de Rayssa Leal é impressionante. A Fadinha ganhou metade dos seis principais campeonatos disputados até o momento. Até o momento, Rayssa faturou duas etapas do SLS (Street League Skateboarding), e a primeira etapa do X-Games. As japonesas ganharam as outras três competições. A brasileira Pâmela Rosa ainda não faturou nenhum campeonato nesta temporada, mas tem estado no pódio na maioria das competições.

Na última competição, em Seattle, no último final de semana, o domínio foi brasileiro. Rayssa Leal e Pâmela Rosa disputaram a primeira colocação até a última manobra. Porém, Rayssa venceu na última manobra, somando 22,4 pontos contra 21,4 de Pâmela.

Com a vitória, Rayssa Leal se tornou a maior campeã de etapas da SLS. A Fadinha começou conquistando a etapa de Los Angeles, em 2019, em Salt Lake City e Lake Havasu City em 2021, e as de Jacksonville e Seattle na atual temporada.

Neste ano, o SLS será decidido no Rio de Janeiro, no torneio Super Crown. O campeonato ocorrerá nas datas de 5 e 6 de novembro.

Foto Destaque: Rayssa Leal comemora a vitória da etapa do SLS em Seattle. Reprodução/SLS

Deixe um comentário

Deixe um comentário