Estados Unidos pensa em colocar mísseis no Japão contra a China

Davi Barcelos Por Davi Barcelos
3 min de leitura

Washington deu a ideia do governo americano implantar mísseis de médio alcance no Japão, o maior aliado dos Estados Unidos na Ásia, para aumentar sua defesa contra a China ao longo dos mares do Leste e do Sul da China. 

Segundo o jornal Shankei, fontes americanas não identificadas, afirmaram que seria implementado em território japonês armas hipersônicas de longo alcance e que Tóquio já está iniciando a discussão com o governo de Washington. A localização ainda é incerta, mas tudo indica que o Japão está considerando a ilha de Kyushu, no Sul, como uma possibilidade, já que é uma região estratégica que separa o Mar da China Oriental do oceano Pacífico Ocidental, pois está próximo de Taiwan. 


EUA e Japão fazem treinando militar no oceano Pacífico (Foto: Reprodução/folhape)


Os Estados Unidos e o Japão querem estar próximos militarmente de Taiwan, que é uma ilha democrática que a China reivindica como seu território, a China ameaça invadir e dominar o território e isso seria péssimo para a geopolítica internacional. Estados Unidos é grande apoiador e aliado de Taiwan, e no caso de alguma invasão, o EUA precisaria de uma ação imediata em defesa da Ilha. 

Nesta última semana, um balão chinês foi visto sobrevoando a cidade de Bilings, no estado de Montana, nos Estados Unidos. Segundo o governo norte americano, o balão gigante chinês estava espionando espaços militares estratégicos do exército americano. 

A descoberta do balão causou uma crise diplomática entre o EUA e a China. O secretário de Estado Americano, Antony Blinken, cancelou imediatamente a viagem que faria à China neste final de semana. Blinken chamou o ocorrido como “ato irresponsável”. Já as autoridades chinesas negaram qualquer tipo de espionagem e afirmaram ser um balão com fins Meteorológicos que se perdeu. O Ministério das Relações Exteriores da China disse que nunca violou o espaço aéreo de um país soberano. 

Na última sexta-feira (3), os Estados Unidos derrubaram o balão chinês que sobrevoava o país. O Departamento de Defesa afirmou que os caças americanos explodiram o balão e que os restos caíram nas praias da Carolina do Sul, ainda em território americano. 

Foto destaque: Caças americanos derrubam suposto balão chinês de espionagem Reprodução/oglobo

Deixe um comentário

Deixe um comentário