Hospital Vall d´Hebron realiza o primeiro transplante de pulmão totalmente robótico

Karina Cassimiro Por Karina Cassimiro
3 min de leitura

O Hospital Universitário Vall d’Hebron, em Barcelona, informou que realizaram o primeiro transplante de pulmão feito por um robô. Além disso, foi utilizado uma técnica menos invasiva com nova via de acesso onde o corte é de apenas oito centímetros feito acima do diafragma sem precisar fazer uma grande abertura separando as costelas e abrindo o tórax, com isso o hospital atingiu dois marcos nas cirurgias de transplante de pulmão. Este procedimento pioneiro, foi realizado em um homem de 65 anos que precisava de um transplante de pulmão devido à fibrose pulmonar.


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/2_eu6sAzSPs” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

 Vídeo em animação sobre como é realizado o transplante. (Reprodução/Vall d’Hebron Barcelona Hospital Campus)


O Vall d’Hebron University Hospital é um projeto para fortalecer o pioneirismo e inovação de quatro instituições que se destacam em saúde, pesquisa, ensino e inovação. Manel Balcells, Ministro da Saúde da Catalunha contou que está orgulhoso de apresentar uma técnica pioneira realizada pelo Sistema de Saúde Catalã e que contribui para a melhoria clínica de todos os pacientes internacionalmente. “Apresentamos uma nova técnica em cirurgia pulmonar que representa um avanço internacional e global. Fizemos a cirurgia no Xavier, o primeiro doente transplantado com cirurgia robótica e com uma nova via de acesso menos invasiva e que permite uma recuperação mais rápida”. Manel Balcells também afirma que Vall d’Hebron “é um centro de referência em transplante pulmonar para 10 milhões de pessoas: Catalunha, Aragão e Ilhas Baleares. Como sistema público de saúde, oferecemos novas técnicas em práticas clínicas globais que melhoram o bem-estar de todos os pacientes”, explica Balcells.

Os profissionais do Departamento de Cirurgia Torácica e Transplantes Pulmonares do Vall d’Hebron University Hospital já vinham há algum tempo planejando introduzir a cirurgia robótica nos transplantes pulmonares. Essa inovação havia sido usada apenas uma vez, embora em um procedimento menos ambicioso, no Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles, EUA. No ano passado, este hospital americano usou a cirurgia robótica pela primeira vez como parte de um transplante de pulmão ao suturar o novo pulmão nas vias aéreas e grandes vasos do paciente. No entanto, o restante da operação foi feito da maneira tradicional e o pulmão foi introduzido pelas costelas, como de costume.

Foto destaque: Imagem em animação. Reprodução/Vall d’Hebron Barcelona Hospital Campus

Deixe um comentário

Deixe um comentário