Saiba como Rei Charles III pode influenciar em questões ecológicas

Augusto Vellozo Por Augusto Vellozo
3 min de leitura

Neste sábado (06), acontecerá a coroação do rei Charles III, sucessor da Rainha Elizabeth II. Portanto, passará a ter outras responsabilidades e funções como chefe de Estado. Bem como deverá abdicar de certas atribuições de quando era príncipe, cargo que exerceu por mais de meio século. Por exemplo, seu ativismo em causas ambientais que sempre foi uma grande característica do monarca.

Charles, desde a década de 70, discursa sobre temas como crescimento populacional, poluição, conservação e até chegou a propor soluções. “Um dos problemas mais básicos são as pessoas. Por mais cuidadoso que você planeje ou proponha, inevitavelmente, em algum momento, você se deparará com a natureza humana e obstáculos impenetráveis de obstinação e preconceito. São dificuldades que devem ser vistas e levadas em consideração”, disse o então príncipe em um discurso no ano de 1970.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>50 years ago today, The Prince of Wales warned of the dangerous effects of plastic pollution during his first major speech on the environment.<br><br>In 2020, The Prince reflects on why defending nature has been important to him for so many years. <a href=”https://t.co/QxKpTGWcrx”>pic.twitter.com/QxKpTGWcrx</a></p>&mdash; Clarence House (@ClarenceHouse) <a href=”https://twitter.com/ClarenceHouse/status/1230099769193836544?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 19, 2020</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Rei Charles III (Reprodução/ Twitter)


A Prince’s Foundation, que tem como objetivo estabelecer o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza; a Sustainable Markets, que foi criada com o intuito de levar o setor privado a um futuro sustentável, e a Re:TV, que é voltada a produções audiovisuais sobre ecologia foram colaborações do Rei para auxiliar na virada de chave ambiental do planeta.

Charles também já se envolveu, também, com o combate contra o desmatamento de florestas tropicais, como as do Brasil, por meio da Prince’s Rainforest Project, fundada em 2007.

Como Rei do Reino Unido, a abordagem de Charles deverá ser outra. A sua marca de de agricultura orgânica, Duchy Originals, por exemplo, agora será comandada pelo príncipe William.

Especialistas preveem que sua influência poderá colocar o assunto em pauta no governo britânico, que já está começando a mudar seu posicionamento no assunto. Como na aprovação do Projeto de Lei do Meio Ambiente no final de 2021. Essa Lei torna obrigatório que grandes empresas que operam na Grã-Bretanha  realizem o dever de diligência para eliminar qualquer desmatamento que não esteja de acordo com a legislação local de suas cadeias de abastecimento agrícola e florestal. Até então, havia apenas compromissos voluntários para garantir que os produtos comercializados no país não tivessem procedência em fontes de desmatamento de áreas de risco.

 

Foto destaque: Rei Charles III. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário