Depois de vídeos da seleção da Espanha e da Holanda imitando o ritual “Haka”, tradicional da Nova Zelândia, as jogadoras espanholas participaram de uma cerimônia para pedir perdão pelo ocorrido. O ato ocorreu em Palmerston North, na Nova Zelândia onde os cidadãos apresentaram o ritual novamente às espanholas. Apesar de o vídeo repercutir em diversos jornais neozelandeses criticando a atitude, os vídeos foram deletados nas redes sociais das duas equipes.
O rito tem como função preparar os guerreiros para as batalhas e ao longo do tempo, foi se ressignificando como forma de agradecimento e boas-vindas. A dança ficou conhecida nas seleções de rugby neozelandeses. Com canções cantadas em gritos e euforia, feição séria, batidas em suas próprias pernas e no rosto, essas são algumas das características do haka, enraizada do povo maori, originários das ilhas da Nova Zelândia.
Durante a cerimônia, a capitã da seleção feminina espanhola, Ivana Andrés, leu um comunicado agradecendo pelos ensinamentos da cultura do povo maori. “Estivemos por poucos dias em Aotearoa, e ainda temos muito a aprender sobre essa cultura. Agradecemos por nos ensinar durante esses minutos, especialmente em um momento tão significativo como o Matariki, anunciando o Ano Novo”, cita a capitã.
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/3PEInrqeNkU” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>
Seleção feminina espanhola durante cerimônia em Nova Zelândia. (Vídeo: Reprodução/SeFutbol)
Ela também entrega uma camisa personalizada da Seleção Nacional com o nome “Papaioea” (nome de Palmerston North em maori). “Esta camisa que simboliza todas as renúncias, sacrifícios e vitórias que tornaram possível ter o privilégio de estar hoje aqui para jogar a Copa do Mundo nesta admirável terra e fazê-lo com o valor da amizade que hoje todos juntos partilhamos”, finaliza Ivana.
Ivana Andres, entregando uma camisa personalizada em cerimônia. (Foto: Reprodução/Twitter @SEFutbolFem)
O haka é de extrema importância para a cultura do país, tanto que o portal oficial de turismo da Nova Zelândia dedica um espaço memorável para o ritual. Nele, é apresentado o conceito, a origem, quem e quando podem ser realizados e as tradições da cultura.
Foto destaque: Jogadoras da seleção espanhola, em cerimônia que ocorre na Nova Zelândia. (Reprodução: Twitter/@SEFutbolFem)