Confira essas dicas antes de pedir demissão do emprego

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura

Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo Pew Research Center concluiu que uma parte dos trabalhadores norte-americanos estão insatisfeitos com o trabalho atual. Outra pesquisa encomendada pela American Psychological Association relatou que cerca de um em cada cinco profissionais dizem que trabalham em um ambiente tóxico.

Estar insatisfeito no trabalho atual é subjetivo, existem vários fatores que contribuem para que o empregado cogite em pedir demissão: baixa remuneração, problemas com os colegas de equipe ou com o chefe, problemas de logística até o trabalho, etc. Confira essas dicas que ajudarão as pessoas que pensam em pedir demissão do emprego.

Questione se isso trará benefício próprio

A professora de liderança da Harvard Business School, Amy Edmondson, aconselha a questionar sobre quais são os fatores que estão minando o trabalho. Para esse tipo de problema, Edmondson diz que se deve pensar no que se pode fazer para melhorar e em como buscar o controle da situação nesses casos.

Conforme a professora, esse tipo de questionamento empondera e abre o horizonte para outras dificuldades até maiores do que isso. Outra dica eficaz é a pessoa dar o primeiro passo se reunindo com a direção para discutir se é possível exercer novas funções, colocar na mesa as aspirações profissionais dentro daquela empresa e pedir um feedback sobre as ideias.


Sugerir uma nova ideia dentro da empresa pode ser o “up profissional que o empregado almeja. (Foto: reprodução/Pexels)


Buscar por novos ares sem ter que sair do emprego atual

Muitos empregados não buscam por mudanças, muita das vezes estão conformados com o papel que desempenham e acabam enterrando as suas ambições e expectativas. Mudanças são necessárias, às vezes alguns pequenos ajustes podem fazer a diferença. O passo número um é colocar em mente do que precisa para que o trabalho possa fluir melhor.

Após o auge epidêmico da Covid-19, muitas empresas aderiram ao formato home office e ao semipresencial (também chamado de trabalho hibrido). Essa flexibilidade fez com que muitos empregados tivessem esse conforto de trabalhar em casa. Se a empresa em questão ofereça um departamento que seja possível fazer o trabalho em casa, vale a pena dar essa sugestão. Estudos apontam que o desempenho e a qualidade profissional de líderes e empregados melhorou após esse novo estilo de trabalho.

 

Foto Destaque: dicas para melhorar o desempenho profissional. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário