A Conmebol publicou na manhã desta quarta-feira (23) a análise feita pelo VAR para o lance de um possível pênalti na partida entre Corinthians e Estudiantes. Buscando uma vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana, o Alvinegro do Parque São Jorge conquistou uma vantagem mínima, e agora precisa apenas de um empate para se classificar na Argentina.
Partida
O time visitante dominou na posse de bola, porém, os donos da casa foram mais efetivos ofensivamente. Aos 17 minutos da primeira etapa, Matías Rojas cobrou um escanteio na segunda trave, para a finalização de Gil, que garantiu a vitória paulista.
Gil, o autor do gol da vitória (Foto: Reprodução/Instagram/@corinthians)
Alguns minutos depois, aos 21 minutos, a equipe brasileira reclamou de um toque de mão do zagueiro Lollo, dentro da área do Estudiantes, após uma disputa com Maycon. O zagueiro cortou um cruzamento, que rebatou no meia corinthiano e esbarrou na mão do defensor. O árbitro Jesús Valenzuela interpretou como lance normal e mandou o jogo seguir.
Durante a partida, o Corinthians perdeu mais uma grande chance. Aos 37 do segundo tempo, após cruzamento rasteiro de Romero, Gustavo Mosquito pegou mal na bola, mandando-a por cima da meta argentina.
Análise do VAR
No vídeo divulgado pela Conmebol, a análise descreve a jogada:
“O defensor joga a bola e ela volta em um atacante para logo tocar sua mão (do zagueiro), que se encontrava realizando um movimento natural à ação de jogo e dentro de uma disputa pela bola.”
O narrador do vídeo conclui dizendo que essa jogada não era motivo suficiente para marcar a falta, além de elogiar o árbitro, dizendo que o mesmo estava em boa posição no momento e permitiu que o jogo continuasse.
Repercussão
Após a partida, Vanderlei Luxemburgo comentou o lance em entrevista coletiva. O técnico alvinegro afirmou que acredita ter sido realmente pênalti. Além disso, ele afirmou que um lance dessa importância, em um jogo difícil contra uma equipe de muita qualidade, faz a diferença, mesmo que um pênalti marcado não seja garantia de gol.
A partida de volta está marcada para a próxima terça-feira, 29 de agosto, às 21:30.
Foto destaque: Maycon jogando na NQA. Foto: Reprodução/Instagram/@maycon