Os próximos dias da cidade de São Paulo prometem ser de calor intenso. De acordo com o CGE(Centro de Gerenciamento de Emergência) e a Defesa Civil do Estado, a previsão para este fim de semana sábado (23) e domingo(24) é na casa dos 38° C, podendo registrar maior temperatura em 80 anos na capital paulistana.
Pessoas andando na Rua 25 de Março São Paulo (Foto: Reprodução/Diego Grandi/Segue Viagem)
Próximos dias
Nesta quinta-feira (21), o ar seco se expandiu no estado paulista, permitindo ainda mais horas de insolação, fazendo com que as temperaturas subissem cada vez mais até a próxima semana.
O ápice de calor está para acontecer neste final de semana, sábado (23), início da primavera – a máxima, pode alcançar os 36 °C, mas os 38 °C, está previsto para o domingo (24). A previsão para o começo da primavera parece ser bem quente, diferente de 2022 que teve chuvas acima da média e temperaturas mais baixas.
Motivo do calor excessivo no Brasil
Segundo o Climatempo esta situação é devido a uma grande massa de ar seco e quente que ganhou força no início desta semana em toda região do país e está estacionada no Brasil, causando um bloqueio atmosférico. Esta condição impede a passagem de frentes frias e a formação de nuvens que provocam tempestades.
De acordo com a meteorologista da MetSul, Estael Sias á CNN: “[O calor] cria o mecanismo de feedback, em que o ar seco esquenta mais a atmosfera e a atmosfera acaba deixando o ar mais seco. Ele forma uma verdadeira cúpula de calor. A gente tem que imaginar como se fosse uma tampa de panela segurando esse calor em superfície e a cada dia que passa mantendo esse ar seco”.
Ainda segundo o serviço de meteorologia, o interior do Brasil também enfrentará temperaturas extremamente altas ao longo dessas próximas semanas. No interior do estado de São Paulo, nas regiões oeste, noroeste e norte, são esperados vários dias com temperaturas na faixa dos 40°C.
Foto Destaque: Termômetro marcando 35° na Avenida Paulista. Reprodução/Cris Fraga/Estadão Conteúdo