Brasil consegue superar o Egito, e avança a semifinal do golbol nas paraolimpíadas

Nesta segunda-feira, (02), a seleção brasileira de gobol masculino conseguiu derrotar o Egito por 10 a 0. Com o resultado avassalador, o Brasil continua com esperanças de conseguir ser o bicampeão paraolímpico. Assim, o Brasil chega as semifinais e espera o adversário, que virá do jogo Ucrânia e Irã, que entraram em quadra hoje às 15h.

O outro lado do chaveamento conta com os jogos entre China X França e Estados Unidos X Japão. Apesar de o adversário estar indefinido, o jogo da semifinal que a seleção brasileira vai atuar está marcada para a quarta-feira, (04), as 13h30.


Leomon Moreno durante um jogo das paraolimpíadas (Foto: reprodução/Michael Steele/Getty Images Embed)


Como foi a partida

O início de jogo foi disputado com boas defesas de ambos os times. Mas logo com quatro minutos de partida, o atleta do Santos, Leomon Moreno, que, logo após o primeiro gol, fez o segundo gol, e assim a seleção brasileira começou a esboçar que venceria a partida com tranquilidade.  E foi bem isso que aconteceu, com os gols de Emerson Ernesto, André Dantas e Parazinho que completaram os cinco primeiros gols da partida.

No segundo tempo, o Brasil não diminuiu a intensidade e com isso Parazinho fez dois gols e André Dantas, Emerson Ernesto e Paulinho completaram a goleada. Um fato interessante foi que o decimo gols ocorreu cerca de 6 minutos antes do final do jogo. Segundo as regras da modalidade, quando uma equipe marca dez gols o jogo é finalizado imediatamente.

Os gols das partidas

No primeiro tempo, o Brasil conseguiu marcar 5 gols, os autores foram André Dantas, Parazinho, Emerson Ernesto e Leomon Moreno, que fez dois gols.

Já no segundo tempo, o Brasil não diminuiu a intensidade e novamente marcou cinco gols, sendo dentre eles, Emerson Ernesto, André Dantas, Paulinho e Parazinho que foi responsável por dois gols.

Alex Telles deixa o Al-Nassr e fica livre no mercado

Na manhã desta segunda-feira (02/09), Alex Telles entrou em acordo com o Al-Nassr e rescindiu o seu contrato. O lateral brasileiro de 31 anos agora está livre no mercado, isso ocorre depois de um ano que Alex Telles chegou ao clube árabe. Segundo própria declaração do Al-Nassr, a rescisão de comum acordo entre as partes.

A Federação de Futebol da Arábia Saudita optou que a partir dessa temporada 24/25 o número de estrangeiros por equipe fosse aumentado. Nesta temporada os clubes poderão ter oito estrangeiros e mais dois atletas de outro país de até 21 anos.


Alex Telles durante um jogo da liga saudita (Foto: Reprodução/Khalid Alhaj/MB Media/Getty Images Embed)


Limite de estrangeiros na liga árabe

A saída de Alex Telles do clube saudita ocorreu por conta do limite de estrangeiros, com as chegadas de Wesley ex-Corinthians e o goleiro Bento ex-Athlético-PR a saída do lateral brasileiro se fez necessária para cumprir a regra de limite de jogadores estrangeiros.

A recente mudança de regra na liga árabe foi determinante na saída de Alex Telles do Al-Nassr, o atleta brasileiro atuou em 44 partidas, e fez três gols e seis assistências.

Agora o jogador brasileiro poderá decidir se irá voltar ao futebol europeu ou vir jogar no continente sul-americano. Vale relembrar que por ser um jogador livre, Telles pode ser contratado em qualquer momento.

Carreira de Alex Telles

O lateral-esquerdo de 31 anos começou sua carreira no Juventude, onde jogou 30 partidas e fez dois gols. Depois jogou a temporada de 2013 no Grêmio, onde atuou 51 partidas e marcou somente um gol. A partir de 2014 jogou em diversos clubes europeus como o Galatasaray, Internazionale, Porto, Manchester United e o Sevilla.

E durante um ano jogou por um ano no Al-Nassr, com 44 partidas e três gols. Alex Telles jogou 12 partidas pela seleção brasileira.

Dentre os principais títulos na carreira foram vencer a liga turca com o Galatasaray, o campeonato português com o Porto e a Europa League com o Sevilla.

Governo Federal publica decreto com regras para o alistamento feminino

O governo brasileiro publicou nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União um decreto que regulariza o alistamento voluntário para mulheres de 18 anos a partir de 2025. As mulheres já podiam fazer parte das forças armadas, mas não por meio de alistamento e sim através de concursos públicos militares.

As mulheres que completarem 18 anos e estiverem interessadas vão poder se alistar entre janeiro e junho. Durante o processo de alistamento, as participantes irão passar por exames médicos e laboratoriais. Ainda de acordo com o decreto, as mulheres não poderão ter estabilidade no exército e passarão a compor a reserva a compor a reserva não remunerada.


Mulheres vão poder participar do serviço militar (Foto: reprodução/Exército Brasileiro)

Regras do alistamento feminino

O alistamento feminino será voluntario e ocorrerá anualmente dentre os meses de janeiro até junho. As mulheres que quiserem participar vão ter que estar completando 18 anos, e passarão por vários critérios de avaliação como aspectos culturais, físicos e até mesmo psicológico.

O processo de seleção pode ter mais uma etapa, que seria os exames clínicos e laboratoriais que precisam apontar que a participante pode integrar o serviço militar.

Em relação a desistência o decreto informa que se a alistada não comparecer em algumas das etapas da seleção será automaticamente classificada como desistente. As participantes podem desistir do alistamento até o momento da incorporação, a partir da incorporação as mulheres estão sob as mesmas normas que os homens.

As mulheres no exército brasileiro

Os comandantes das Forças Armadas decidiram de forma unanime permitir a participação de mulheres nos alistamentos militares. Inclusive o exército, a marinha e a FAB estão com a intenção de construir estruturas paras a mulheres que vão passar a integrar as Forças Armadas. Existe também o interesse de divulgar e incentivar o alistamento feminino.

José Múcio, ministro da defesa, tem o objetivo de que o crescimento feminino nas Forças Armadas seja feito de maneira gradativa. Inicialmente a expectativa é de que 20% das vagas nas Forças Armadas sejam femininas.

Justiça francesa decide sobre prisão de Pavel Durov

Nesta quarta-feira (28/08), a justiça da França decidirá se Pavel Durov, dono do Telegram, será acusado e assim decretar sua prisão preventiva. O fundador do Telegram está sob a custódia da polícia desde sábado (24/08) e foi transferido hoje na parte da tarde para o Palácio da Justiça, tendo em vista a possível prisão preventiva.

O empresário de 39 anos, foi detido pela polícia francesa no aeroporto Le Bourget, localizado na região norte da França. Pavel Durov é acusado de não ter tomado nenhuma ação contra a disseminação de conteúdos classificados como criminosos. Vale ressaltar que o bilionário russo é dono do Telegram, a plataforma tem 900 milhões de usuários.


O fundador do Telegram, Pavel Durov, durante um evento (Foto: Reprodução/Nadine Rupp/Getty Images Embed)


Motivos para prisão de Pavel Durov

A investigação contra Pavel Durov foi iniciada em 8 de junho deste ano, o caso está sendo liderado pelo Centro de Combate ao Crime Digital (C3N) e o Escritório de Nacional Antifraude (Onaf).

O fundador do Telegram é acusado de ser cúmplice de 12 crimes, dentre eles estão a de tráfico de drogas, crime organizado, lavagem de dinheiro, fraude, promoção do terrorismo e abuso sexual infantil.

A principal motivação para a prisão de Pavel Durov seria a de que a sua empresa, Telegram, estaria se recusando a cooperar com as autoridades e combater este tipo de conteúdo no aplicativo.

Quem é Pavel Durov

Pavel Valeryevich Durov nasceu em 1984 em São Petersburgo, e atualmente reside em Dubai, local onde as redes do Telegram estão localizadas.

O bilionário russo de 39 anos, é conhecido por ser um dos pioneiros em tecnologia na Rússia. Isso por conta de Pavel Durov ter criado com 22 anos a maior rede social russa, VKontakte, e ter sido um dos fundadores do aplicativo de mensagens, Telegram.

Após a criação do VK e do Telegram, Pavel Durov virou uma pessoa influente na área da tecnologia, e sua fortuna pode chegar a US$ 15,5 bilhões (cerca de R$ 85 bilhões) segundo informações da revista Forbes.

Trump segue criticando membros da Otan

Desde o início desse ano, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito declarações sobre membros da Otan, uma aliança militar liderada pelos EUA. Uma dessas declarações ocorreu em um comício na Carolina do Sul, na ocasião Trump revelou que optaria por não continuar a cláusula da defesa coletiva da Otan.

Ainda nessa declaração, Trump afirmou que encorajaria a Rússia a fazer “o que diabos quiser” aos países membros da Otan que não investirem 2% de seu PIB na área da defesa.


Donald Trump em um comício realizado no Arizona recentemente (Foto: Reprodução/Rebecca Noble/Getty Images Embed)


Outras falas envolvendo a política externa

Donald Trump nos últimos meses tem se posicionado sobre quais serão suas políticas externa se for eleito presidente dos Estados Unidos.

Na questão da guerra da Ucrânia, Trump prometeu que buscará um acordo com a Rússia e a Ucrânia para encerrarem o conflito. O ex-presidente abordou que as suas estratégias acabaram com as “guerras intermináveis”.

Em um de seus vídeos de campanha, Trump afirmou que tem o objetivo de impedira pressão de lobistas contra militares de alto escalão para entrarem em conflitos.

Trump revelou também que trará de volta a sua política de proibição de viagem, segundo o candidato republicano a medida seria para pessoas de países muçulmanos e serviria para “manter os terroristas islâmicos radicais fora do nosso país”. A medida foi derrubada quando Joe Biden assumiu a presidência em 2021.

Otan teme uma possível volta de Trump

Boa parte dos 32 países membros da Otan temem uma possível volta de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos. Um dos pontos de maior atrito entre as partes é a quantidade de recursos que os americanos estão enviando para apoiar a Ucrânia no conflito contra a Rússia.

No entanto, a Otan já traça suas estratégias caso Trump seja eleito, uma delas já acorreu que foi a eleição de Mark Rutte para ser o novo secretário-geral da aliança. Rutte é um negociador nato e já conhece o republicano, a aliança militar espera que Mark Rutte conseguiria ser um intermediador entre Trump e a Otan.

Festivais e grandes eventos terão que fornecer água gratuita ao público

Nesta terça-feira (27/08), foi publicado pelo governo federal uma portaria que tem como objetivo regulamentar a distribuição de água gratuita para todo público que estiver em shows e grandes eventos. O motivo para a medida foi a onda de calor e a baixa umidade que vem atingindo várias partes do país nas últimas semanas.

A Secretaria Nacional do Consumidor, que faz parte do Ministério da Justiça, foi quem elaborou à medida que vale por 120 dias, isto quer dizer que esta nova norma vai durar até o fim deste ano.

A Senacon cita no texto que “shows, festivais e quaisquer outros eventos de grande porte” vão fazer parte desta portaria. Mas vale destacar que os jogos de futebol vão ter que cumprir esta portaria também.


Garrafas de agua sendo vendidas em um mercado (Reprodução/Ernesto Ryan/Getty Images Embed)


Pontos principais da portaria

Segundo a portaria da Senacon, as empresas responsáveis por esses eventos terão que garantir acesso gratuito a garrafas de uso pessoal ou de água.

As produtoras vão ter que instalar pontos para o público encher suas garrafas, isso terá que ser disponibilizado de maneira gratuita. A empresa vai ter que colocar essas distribuições em pontos estratégicos do evento.

Além disso a organização do evento terá que ter uma estrutura e espaço físico para se for necessário atender participantes do evento que estejam tendo problemas de saúde.

A portaria deixa claro que a venda de água não será proibida, no entanto a produtora do evento vai ter que oferecer opções gratuitas.

A medida já havia acontecido em 2023

Este da decisão do Senacon é parecida com uma outra portaria publicada em novembro do ano passado.

A decisão na época foi de obrigar a distribuição gratuita em eventos que ocorressem em dias de muito calor.

O governo resolveu fazer esta portaria após a morte de uma fã da Taylor Swift, no show que aconteceu no Rio de Janeiro. Ana Clara Benevides, tinha 23 anos e passou mal durante o show da cantora.

LeBron segue buscando sócios para montar uma franquia na NBA

Um dos maiores ícones do basquete mundial, LeBron James, já planeja seus próximos passos depois de sua aposentadoria do basquete. O jogador do Los Angeles Lakers deseja comprar a nova franquia que a NBA planeja abrir em Las Vegas, Nevada.

A mídia americana especula já a um bom tempo o desejo de LeBron de adquirir uma franquia da NBA, agora a mais nova atualização é de que o jogador do Lakers está em busca de sócios para ajudar na compra da futura franquia de Las Vegas, o valor seria de 7 bilhões de dólares (R$ 38 bilhões), neste valor já estaria incluso a construção de um estádio.

No entanto, LeBron James não é o único interessado na futura franquia de Las Vegas, um de seus concorrentes é a Red Bull que pretende entrar na NBA.


LeBron com a medalha de ouro conquistada nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: reprodução/Jamie Squire/Getty Images Embed)


A busca por sócios

Nesta negociação, LeBron James já conta com o apoio financeiro da RedBird Capital Partners e a Fenway Sports Group. No entanto o que pode dificultar a ajuda da RedBird Capital por exemplo é a supervalorização das franquias da NBA. Vale lembrar, ainda, que esta mesma empresa adquiriu em 2022, um time da liga italiana, Milan.

Desde 2004, a NBA não tem adições de novas franquias, mas este cenário vai provavelmente mudar agora que o plano da organização é de adicionar duas franquias. A cidade mais favorita para isso é Las Vegas, isso porque a cidade tem investido muitos nos últimos anos em eventos esportivos de grande expressão. Já as cidades que estão disputando para ter uma nova franquia é Seattle e Cidade do México.

Carreira de LeBron James

Considerado um dos maiores jogadores da história do basquete, começou sua carreira na NBA em 2003 pelo Cleveland Cavaliers, quando foi a primeira escolha do draft daquele ano. LeBron passou também pelo Miami Heat e atualmente joga no Los Angeles Lakers desde 2018.

O jogador do Lakers é o atual detentor do recorde de mais ponto da NBA, e foi campeão da liga por quatro vezes e foi eleito quatro vezes como melhor jogador da liga.

Pela seleção americana de basquete, foi medalha de outro nas olimpíadas de Pequim, Londres, Paris e foi bronze em Atenas.

Cristiano Ronaldo pretende não seguir no futebol depois da aposentadoria

Em entrevista ao canal NOW, o jogador do Al-Nassr, Cristiano Ronaldo, revelou quais serão seus planos, dentre elas uma possível aposentadoria da seleção portuguesa. Após o término da Eurocopa, surgiram vários boatos sobre o craque português não voltar a defender a seleção portuguesa.

 No entanto, o craque de 39 anos declarou que seguirá à disposição do técnico da seleção, Roberto Martinez. A seleção de Portugal em setembro tem compromissos pela UEFA Nations League, os jogos vão ser contra a Croácia e Escócia.

Sobre seu futuro na seleção, Cristiano Ronaldo afirmou que “quando deixar a seleção não vou avisar a ninguém antes”. Além disso, declarou que quando decidir se aposentar da seleção portuguesa “será uma decisão espontânea da minha parte”.


Cristiano Ronaldo jogando a final da Supercopa Saudita (Foto: Reprodução/Yasser Bakhsh/Getty Images Embed)


Cristiano Ronaldo não cogita ser técnico

O craque português de 39 anos também respondeu se planeja continuar trabalhando com o futebol mesmo depois da aposentadoria.

Na minha mente, neste momento, não passa a ideia de ser treinador de nenhuma equipe. Não vejo o meu futuro passando por aí. Me vejo fazendo outras coisas, fora do futebol, mas o futuro só Deus sabe” revelou sobre seu futuro após aposentadoria do futebol.

Cristiano Ronaldo inclusive inaugurou recentemente seu próprio canal no Youtube, o canal tem a proposta de ter desafios, entrevistas e curiosidades de sua carreira de jogador de futebol.

Outros projetos de Cristiano Ronaldo

Além dessa entrevista ao Canal NOW, o jogador português já manifestou em outras entrevistas que pretende seguir em outros caminhos depois do encerramento da carreira.

Dentre outros investimentos e projetos do jogador tem o seu canal UR — Cristiano, criado recentemente e até o momento alcançou 46,8 milhões de inscritos.

Cristiano também tem investimentos em uma marca de roupas íntimas masculinas, investimentos no mercado de NFT, participações na área de hotelaria e tem investimentos na área tecnológica como ser um dos principais investidores do jogo de futebol, UFL, no qual o Cristiano Ronaldo é o principal embaixador do jogo.

Quais são os principais sintomas e formas de transmissão do vírus mpox

Desde a semana passada, o vírus mpox tem tido muita repercussão, isso ocorre por causa que a Organização Mundial do Saúde (OMS) classificou o vírus como uma emergência sanitária global.

Antes de sabermos que a mpox podia ser transmitida por roedores e outros animais, a doença tinha recebido o nome de “varíola dos macacos” em 1958, quando o vírus foi registrado pela primeira vez em uma colônia de macacos.

Esta doença tem origem no vírus MPXV. Ele é da família dos Orthopoxvirus, e é considerado um dos vírus de DNA mais resistentes que a ciência conseguiu identificar.

Os vírus de DNA são perigosos e podem evoluir de maneira rápida para evitar a sua detecção. Além disso, diferente da Covid-19, a mpox é um vírus maior e que tem uma maior dificuldade de se espalhar para longas distancias.


Um profissional de saúde coletando uma amostra em um centro de tratamento de mpox no Congo (Foto: reprodução/Guerchom Ndebo/AFP/Getty Images Embed)


Formas de transmissão da mpox

A doença pode ser transmitida através de contato com pessoas ou animais. No caso de transmissão entre pessoas, ela ocorre através de contato próximo, lesões na pele, também pode ser transmitido por gotículas respiratórias, que seria espirro, tosse dentre outras formas.

No caso de transmissão entre animais e pessoas, ela acontece por conta de arranhões, mordidas e consumo de carne.

Em caso de infecção, a intubação se necessário pode durar de 5 a 21 dias. O vírus pode se espalhar no sistema linfático ou na corrente sanguínea. Quando está presente no organismo a doença causa infecção no fígado, sistema digestório, cérebro e na pele, é isso inclusive que causa as erupções cutâneas.

Os principais sintomas do mpox

Um fato importante de destacar sobre o mpox, é que está doença é da família dos vírus de DNA, e é o mais forte desse grupo.

Como o DNA funciona como uma espécie de livro de instruções, ela acaba dando ordens para o vírus entrar nas células e causar infecções.

Dentre os sentimos desse vírus estão dores de cabeça, dores no corpo, dores nas costas, calafrios e erupções cutâneas. A doença também pode causar febre e cansaço.

Mergulhadores acham cinco corpos em iate de luxo que naufragou na Itália

Nesta quarta-feira (21/08), as buscas pelo iate de luxo que naufragou na Sicília, cidade da Itália, foram retomadas nesta manhã de quarta. Ao decorrer dessas operações foram encontrados cinco corpos em uma embarcação.

Segundo o jornal britânico “Daily Telegraph”, um dos cinco corpos encontrados é do bilionário Mike Lynch. Junto do corpo do bilionário, foi encontrado também o corpo da filha do empresário.


Os mergulhadores enquanto estavam realizando as buscas pelos desaparecidos (Foto: Reprodução/Alberto Pizzoli/AFP/Getty Images Embed)


O naufrágio do iate

O naufrágio do iate ocorreu na manhã de segunda-feira (19/08), isso aconteceu por conta de um tornando, evento raro nesta região inclusive, que atingiu a embarcação. Em um primeiro momento uma pessoa havia morrido e seis pessoas haviam sido dadas como desaparecidas.

A embarcação tinha 56 metros, havia saído de Milazzo no dia 14 de agosto, e tinha 22 pessoas, sendo 12 passageiros e 10 tripulantes. A grande maioria dos passageiros estavam dormindo na hora do acidente, inclusive 15 pessoas foram resgatadas.

Até a última atualização, três pessoas estavam desaparecidas dentre elas Jonathan Bloomer, presidente da Morgan Stanley Internacional, e sua esposa. Além deles, também está desaparecido o advogado de Mike Lynch, Chris Morvillo.

Vale ressaltar que eles estavam no iate comemorando a absolvição de Lynch em um processo que envolvia fraude em uma de suas empresas, a Autonomy.

Quem é Mike Lynch

O empresário britânico Mike Lynch, de 59 anos, é chamado de “Bill Gates britânico”, isso porque Lynch foi um dos primeiros magnatas na área de tecnologia no Reino Unido.

Lynch nasceu na cidade de IIford, estudou ciências naturais na Universidade de Cambrigde, e fez também um doutorado em processamento de sinais e comunicações.

O empresário foi um dos cofundadores da Autonomy, empresa de software, vendida para a HP em 2011, por US$ 11 bilhões, o negócio é cercado de alegações de fraude contábil.

Mike Lynch foi absolvido em todas as 15 acusações de fraude, o julgamento começou em março e teve seu encerramento em junho.