Conheça os efeitos negativos do estresse na sua pele

Bia Menezes Por Bia Menezes
3 min de leitura

Nossa pele possui uma grande ligação com o nosso cérebro. Um grande exemplo disso é quando ficamos nervosos ou ansiosos e suamos muito ou ficamos com ela no tom mais avermelhado. Essa conexão entre cérebro e pele pode ir muito além, como por exemplo, quando estamos estressados.

Quando atingimos um nível alto de estresse no nosso corpo durante o dia dia, isso pode afetar na nossa pele em sinais como: um aspecto mais cansado, bolsas embaixo dos olhos, olheiras, flacidez e marcas nas linhas de expressão podem intensificar com o aumento do estresse. 



Mulher analisando a pele (Foto: Reprodução/Freepik)


Existem três principais efeitos da grande quantidade de estresse em nosso corpo, que é o aumento da acne, o aumento dele está diretamente relacionado com as “espinhas” na pele. Não é algo exclusivo dos adolescentes que estão passando por uma fase de transformação e mudanças hormonais. Uma rotina intensa, com poucas horas de descanso e muito estresse podem gerar o aumento das acnes na pele.

Outro principal efeito negativo do estresse na pele é o envelhecimento do tecido. Esse é um dos maiores receios de quem gosta e cuidar da pele. Para isso, é preciso cuidado com uma rotina estressante, pois ela pode aumentar os níveis de cortisol que causam atrofia muscular, a redução dos fibroblastos e, também, a diminuição de colágeno, que juntamente, envelhecem a pele.

O estímulo de células pró-inflamatórias

O jornal The Journal of Investigative Dermatology publicou em um artigo, em 2016, que o estresse aumenta o número de produção de cortisol e  catecolaminas, impulsionando o aumento de células inflamatórias que podem contribuir para várias mudanças de aspecto da pele e também coceiras. 

Para combater todos esses efeitos negativos, é preciso compreender que hábitos saudáveis são muito importantes. Uma alimentação equilibrada, boas horas de sono e exercícios físicos já podem ajudar muito. É muito importante também, buscar ajuda de um especialista, que nesse caso é o médico dermatologista, que vai conseguir adotar e tratar da pele de acordo com cada pessoa.

 

Foto Destaque: Mulher insatisfeita com a pele. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário