A apresentadora do “Mais Você”, Ana Maria Braga, surpreendeu aos internautas ao abrir o programa desta quarta-feira (10) com uma retratação, pedindo desculpas a Lucas Buda, eliminado do Big Brother Brasil, por ter se referido ao participante como “gordinho, palavra usada por Ana no programa exibido na terça-feira (09).
Desculpas aceitas
No quadro “Café com o Eliminado”, a apresentadora e o eliminado do BBB 24, Lucas Buda, conversaram a respeito do termo usado por Ana no programa anterior e ela se desculpou publicamente pela “gafe” cometida.
“Começo o programa com um pedido de desculpas”, disse Ana Maria, citando sua fala do programa anterior, quando chamou Buda de “gordinho“. A apresentadora se justificou, alegando que via a fala como um ato de carinho e quando via as imagens, tinha a vontade de acalentar Lucas.
Lucas aceitou prontamente o pedido de desculpas da matriarca dos programas matutinos da Globo e se disse honrado em tomar café da manhã com Ana Maria Braga, no “Mais Você”.
Ana Maria já havia se retratado publicamente antes mesmo do programa exibido na manhã desta quarta-feira, quando por meio de uma nota enviada à imprensa a apresentadora deixou claro que tinha ciência da problemática que envolvia sua fala e se desculpou pelo possível desconforto que poderia ter causado.
A apresentadora começou o texto com um pedido de desculpas por se referir a Lucas como “menino gordo”. “Concordo que minhas palavras podem ter causado desconforto, interpretação equivocada e não foi minha intenção.” Ana Maria finaliza a carta de retratação reconhecendo a seriedade que envolve citações gordofóbicas e se diz comprometida com a causa e também em seu aprendizado pessoal, assim como ao respeito e a empatia.
A fala que abriu espaço para todo o movimento supracitado ocorreu na terça-feira passada (09), durante uma entrevista com Ana Clara, também ex-BBB e o ator Silvero Pereira. “A gente fica com uma vontade de dar colo pra esse menino gordo, né?”, disse Ana Maria Braga, sentada à mesa do café da manhã do “Mais Você”.
Conselho vitalício
Após a retratação, Ana trouxe o tema a respeito do julgamento fomentado pelas redes sociais em cima de Lucas Buda, principalmente quanto a respeito ao seu divórcio surpresa e publicamente turbulento.
Na oportunidade, a apresentadora aproveitou de sua experiência e também da sua antecedência ao período das redes sociais para dar um conselho ao ex-BBB.
“Como já estou aqui mesmo antes da internet existir, eu diria: ‘Pense em você, em quem você é’. Tudo se resolve.”
Constrangimento esclarecedor
Em seguida, ofereceu um momento de aprendizado e resolução de possíveis dúvidas quanto ao processo de divórcio unilateral, levando um advogado ao vivo para o programa. Atitude pouco apreciada pelos internautas, que chegaram a chamar a apresentadora de “sem noção” por expor Lucas Buda a um possível constrangimento público ao abordar um assunto íntimo e delicado como pauta atrativa.
A apresentadora levou o advogado Luiz Kignel, que ao vivo explicou o movimento que envolve toda a situação de Buda e Camila.
“A lei civil não exige que ambos concordem para o divórcio. O divórcio é um direito que qualquer um dos cônjuges tem de pedir o fim da união civil. Portanto, ela poderia, como ela fez ao que parece, ter ido até um juiz, declarado o seu desinteresse na continuidade do casamento civil e pedir a decretação do divórcio.”
Kignel, em seguida, disse que o divórcio é decretado por um juiz, portanto, não há necessidade de concordância de ambas as partes, o advogado também acrescentou que o divórcio do eliminado e sua esposa ocorreu no momento da separação de corpos, portanto, os eventuais ganhos de – agora influencer digital – Camilla não se comunicam com Lucas Buda, não lhe fornecendo qualquer benefício em relação aos valores ganhos pela influenciadora. No entanto, a questão ainda poderia ser discutida por um juiz.
Na internet, alguns usuários das redes sociais, conflitaram o fato de Ana Maria ter se retratado publicamente no início do programa e no decorrer dele ter aberto espaço para outra retratação, até mesmo ironizando a situação.