Após a vitória do filme de suspense francês, ”Anatomy of a Fall”, no Festival de Cannes desse ano, as novas data do evento já foram anunciadas. O Festival acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio de 2024.
Festival de Cannes anuncia datas para próximo ano. (Reprodução/Twitter/@Festival_Cannes).
O Festival desse ano, que aconteceu entre os dias 16 e 27 de maio, bateu o recorde da participação de mulheres para além da competição principal. Foram 14 títulos dirigidos por mulheres entre os 51 anunciados.
Cannes 2023 também contou com uma vitória brasileira. O filme “A Flor do Buriti”, dirigido pela Brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza e produzido por Ricardo Alves Jr e Julia Alves, foi o ganhador do prêmio de melhor equipe da sessão Um Certain Regard.
A vitória do filme brasileiro “A Flor de Buriti”
O longa brasileiro, venceu o Prix D’ensemble ( prêmio de melhor equipe) na mostra Um Certain Regard( Um certo Olhar). A história aborda os ultimos 80 anos da história do povo indígenas Krahô, que vive no norte do Tocantins, na fronteira com o Maranhão e o Piauí. O filme retrata as resistência dos Krahô, como a luta pela Terra, pela preservação de ritos ancestrais e da natureza de suas comunidades e também lutam por maior liberdade. O massacre que ocorreu em 1940, onde fazendeiros da região teriam matado pelo menos 26 pessoas do povo Krahô, é um acontecimento em destaque no longa. A obra é uma produção da empresa Entre Filmes e estreou em 23 de maio.
A mostra Um Certain Regard ainda entregou o seu prêmio principal da noite para How Tô Have Sex, de Molly Manning Walker. O troféu Nova Voz foi para Augure, de Baloji. O prêmio da categoria de edição foi para The Mother Of All Lies, de Asmae El Moudir. O prêmio de Liberdade foi para Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani, e a categoria do júri foi para Hounds, de Kamal Lazraq.
Foto Destaque: Logo do Festival de Cannes. (Reprodução)