A jovem promessa do tênis brasileiro João Fonseca, de 19 anos, sofreu uma lesão que vai tirá-lo da disputa do primeiro torneio do ano que começa neste domingo (04/01). O ATP 250 que acontecerá em Brisbane, na Austrália, não terá a presença do número 29 do ranking da modalidade. A contusão pode acarretar uma reorganização das competições na temporada.
Com a confirmação do problema nas costas e sua desistência, seu adversário seria Reilly Opelka americano número 52 do mundo.
Entenda a lesão
Depois de uma temporada de 2025 espetacular que garantiu a João dois títulos no ATP 250 em Buenos Aires, na Argentina, e no ATP 500 realizado em Basel, na Suíça. Com isso, ele ganhou destaque e subiu para o top 30 da modalidade, o que gera algumas obrigações durante o ano. A lesão foi detectada na região lombar das costas do atleta.
Molhores momentos do titulo de João Fonseca (Video: reprodução/YouTube/ESPN Brasil)
Por não participar (jogo já marcado), ele perdeu 125 pontos e depende do desempenho de outros competidores para não sair do top 30. Porém, João precisa se recuperar rapidamente, já que precisa estar em quadra no dia 12 de janeiro no ATP de Adelaide, também na Austrália. Com isso, o brasileiro fica com o calendário apertado.
Competições de João em 2026
Para cumprir todos os requisitos de sua categoria, João tem que participar dos seguintes torneios no primeiro semestre de 2026. Ainda em janeiro, ele tem o Aberto da Austrália, que começa no dia 18 e vai até 1 de fevereiro. Já no segundo mês do ano, o tenista participa da Copa Davis, ATP 250 de Buenos Aires e o Rio Open (ATP 500) e finaliza em março com Masters 1000 de Indian Wells e o Masters 1000 de Miami, isso tudo para recuperar os pontos da primeira competição e se manter entre os 30 melhores do mundo.
Melhores momentos de João Fonseca em 2025 (Vídeo: reprodução/Instagram/@tennistv)
Mesmo com os seis meses iniciais sendo cheios, João tem as seguintes exigências para cumprir: oito torneios Masters 1000, sendo sua única exceção o que acontece em Monte Carlo, e cinco com o selo ATP 500, sendo obrigatório a participação de um que ocorre após o US Open, principal e última competição do mundo do tênis.
Tendo em vista as suas obrigações, espera-se que essa lesão não seja algo que o incomode e impossibilite de cumprir o seu planejamento para a temporada que poderá trazer ainda mais frutos para uma trajetória que está apenas começando.
