Na tarde desta segunda-feira (7), foi divulgado a lista de 26 atletas convocados por Tite para disputar a Copa do Mundo no Catar. Com algumas reclamações da torcida por parte de um ou outro jogador que foi ou não selecionado, Flamengo e Palmeiras foram as únicas equipes brasileiras a cederem jogadores para o Mundial. Confira a convocação:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Man.City) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas), Alex Telles (Sevilla);
Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus);
Meias: Fabinho (Liverpool), Casemiro (Man.United), Fred (Man.United), Bruno Guimarães (Newcastle), Éverton Ribeiro(Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham);
Atacantes: Neymar (PSG), Antony (Man.United), Raphinha (Barcelona), Vinicius Jr. (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Gabriel Jesus (Arsenal), Rodrygo (Real Madrid), Pedro (Flamengo) e Gabriel Martinelli (Arsenal).
Goleiro Weverton em treino com a seleção (Foto:Reprodução/Instagam)
Com a convocação divulgada, o Flamengo, em sua história, alcança a marca de 35 jogadores “emprestados” à seleção e empata com o Vasco, em 3° lugar. Já o Palmeiras empata com o Santos em 6° lugar, com 24 jogadores cada.
Pedro e Everton Ribeiro comemoram convocação para Copa (Foto: Reprodução/ge)
No princípio, só víamos em campo jogadores que atuavam em solo brasileiro. Em 1930 não havia nenhum jogador a atuar fora do Brasil na Copa. Em 1934 tivemos um jogador brasileiro que jogava em território estrangeiro: o atacante Patesko (Nacional de Montevidéu). Nas nove Copas seguintes, apenas quem jogava em solo brasileiro. Já em 1982 e 1986, dois jogadores de fora do Brasil: em 82 tivemos o volante Falcão (Roma) e o atacante Dirceu (Atlético de Madrid), e em 86 foram o defensor Edinho (Udinese) e o meia Júnior (Torino). A partir de então, salvo 1994 com 11 de cada lado e 2002 com 13 jogadores de clubes brasileiros e 10 jogadores de clubes estrangeiros, todas as Copas tiveram mais jogadores atuando fora do Brasil. Fato importante: o Brasil nunca venceu um Mundial com mais jogadores atando fora do país escalados.
Abaixo, o top10 de clubes (brasileiros e estrangeiros) a ter jogadores convocados para atuar em Copa do Mundo pelo Brasil:
1°- Botafogo (47)
2°- São Paulo (46)
3°- Vasco e Flamengo (35)
5°- Fluminense (32)
6°- Santos e Palmeiras (24)
8°- Corinthians (23)
9°- Real Madrid (13)
10°- Atlético Mineiro (12)
Foto Destaque: Tite anuncia Convocação da seleção. Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF