Na década de 1960, o autódromo de Monza, localizado na Itália, era uma pista de automobilismo muito frequentada por fanáticos do esporte. O circuito contava com um traçado oval (4,2 km) e um misto (5,7 km) que se ligavam. A pista oval de alta velocidade, porém, não é utilizada desde o acidente do piloto alemão Wolfgang von Trips em 1961.
Acidente de 1961
No dia 10 de setembro de 1961, o autódromo de Monza estava lotado com 150 mil pessoas para o Grande Prêmio da Itália e o alemão Wolfgang von Trips da Ferrari era o favorito para conquistar o título por antecipação. Durante a corrida, na reta que leva para a Curva Parabolica, o piloto da Ferrari tentou ultrapassar Jim Clark, mas tocou no carro de corrida. A Ferrari 156 de von Trips guinou para a esquerda e subiu por um barranco, sobrevoando a tela que separava a plateia da pista. O piloto morreu na hora e 15 espectadores também perderam a vida atingidos pelo automóvel em alta velocidade. Surpreendentemente, a corrida continuou até o fim e Phil Hill se tornou o campeão com uma prova de antecedência.
Ferrari 156 de von Trips indo em direção à plateia. (Reprodução/ Getty Images/ Ge Globo)
Após a tragédia, a parte oval do circuito de Monza nunca mais foi utilizada novamente numa corrida de Fórmula 1. Ao longo dos anos, chicanes foram adicionadas ao circuito com o intuito de reduzir a velocidade dos carros. Contudo, mesmo assim, Monza continua sendo a pista mais veloz da categoria.
Histórico do Autódromo Nazionale di Monza
Em 2014, a pista foi repavimentada e, hoje, os visitantes podem percorrê-la a pé ou de bicicleta. Ainda hoje é o circuito que tem maior média de velocidade: 264 km/h, marca registrada pelo piloto Lewis Hamilton na conquista da pole position do GP de 2020.
Aberto em 1922 para o Grande Prêmio da Itália, o Autódromo Nazionale di Monza, registrou no seu ano de inauguração um primeiro acidente fatal: o piloto Fritz Kuhn morreu durante os treinos. Após seis anos, um segundo acidente ocorreu, dessa vez com o piloto Emilio Materassi. Ele perdeu o controle do carro e atingiu o público, levando à morte 22 espectadores. Em 1933, durante outro GP da Itália, três pilotos morreram em um acidente conhecido como o “Dia Negro de Monza”.
Foto destaque: Acidente de 1961 deixou o piloto e mais 15 mortos. (Reprodução/ Associated Press/ The New York Times)