Neste sábado (26) em Jeddah, aconteceu o treino qualificatório para o GP da Arábia Saudita, a classificação foi marcada pela ausência de Lewis Hamilton, da Mercedes, no Q2, um grave acidente com Mick Schumacher que ocasionou em uma bandeira vermelha e a inédita pole de Sergio Perez, da Red Bull Racing.
Hass de Mick Schumacher após a batida na curva 12 (Reprodução/Auto Motor und Sport)
Pela primeira vez desde 2017, quando Hamilton sofreu um acidente e ficou fora dos 15 primeiros colocados no GP do Brasil, o britânico não era ausência do Q2, a Mercedes pecou no acerto do carro e ficou apenas na 16ª colocação no grid de largada. Nos últimos minutos da segunda parte da classificação, Mick Schumacher, da Hass, perdeu o controle de seu carro durante a curva 12 e se chocou duas vezes com o muro de proteção, os pilotos foram chamados para o box e a direção de prova sinalizou bandeira vermelha. O alemão foi socorrido e levado de helicóptero até o hospital King Fahad. A Hass emitiu um comunicado afirmando que Schumacher está consciente e foi levado para fazer exames: “Ouvimos dizer que Mick está consciente, fora do carro e atualmente a caminho do centro médico. Podemos confirmar que Mick parece estar fisicamente bem. Ele falou com sua mãe. Provavelmente será levado ao hospital para um exame por precaução, mas aguardando atualização da FIA sobre isso”.
Grid de largada do GP da Arábia Saudita 2022 (Reprodução/F1-Twitter)
Após um pouco mais de uma hora em bandeira vermelha, os pilotos voltaram a pista e Sergio Perez garantiu a inédita pole-position de um mexicano na história. Ele terminou a última volta com 1 minuto, 28 segundos e 200 centésimos, uma diferença de apenas 25 centésimos para Charles Leclerc, da Ferrari. Carlos Sainz, também da equipe italiana, completa o top 3 e será acompanhado por Max Verstappen, da Red Bull Racing, na 2ª fila. A largada acontece às 14h00 deste domingo, no horário de Brasília, com transmissão da Band.
Foto destaque: “Checo” Perez comemora sua primeira pole na carreira. Reprodução/F1-Twitter.