Nesta terça-feira (29) tivemos mais uma seleção confirmada para a Copa do Mundo no Qatar, após passar pela Turquia e derrotar a Macedônia do Norte por 2 a 0 no Estádio do Dragão, a seleção de Cristiano Ronaldo carimbou seu passaporte mais uma vez para a maior competição entre seleções do mundo.
Portugal irá participar da Copa do Mundo pela sétima vez, porém, agora não será apenas mais uma participação, essa pode ser a última Copa do maior jogador da história do país. Já com seus 37 anos, Cristiano Ronaldo ainda não conseguiu fazer uma competição em seu nível habitual e ainda não conseguiu levar sua seleção além das oitavas de finais. Mesmo com as fracas campanhas anteriores, a atual geração portuguesa somada a experiência de Cristiano traz bastante esperança aos portugueses, principalmente com o crescimento de jogadores como Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Félix.
Cristiano Ronaldo comemorando vaga de Portugal na Copa 2022 (Foto:Reprodução/EFE)
Mas mesmo com seus craques, as repentinas quedas de produção dentro das competições podem prejudicar os lusitanos, assim como aconteceu na Eurocopa 2020 e nas Eliminatórias para a Copa no Qatar. Apesar de começar a competição com uma ótima campanha com 5 vitórias e 1 empate nas seis primeiras rodadas, a seleção de Fernando Santos tropeçou nas duas últimas rodadas quando precisava apenas de um empate para a classificação, incluindo uma derrota de virada contra a Sérvia em sua casa, que resultou na queda para a segunda colocação no grupo e, consequentemente, disputar a repescagem.
Depois de superar a Turquia, os portugueses enfrentaram a Macedônia, que eliminou a Itália na primeira fase da repescagem. Desde o início da partida, os portugueses mostravam que queriam a vaga e começaram de forma bem ofensiva, mas apesar de toda a pressão o placar só foi aberto aos 31 minutos da primeira etapa, quando Bruno Fernandes cortou uma virada de jogo, tabelou com Cristiano Ronaldo e marcou o primeiro gol do jogo.
Bruno Fernandes marcou os dois gols da classificação (foto: Reprodução/Getty images)
Já na segunda etapa, em mais um contra-ataque, Bruno Fernandes recebeu cruzamento de Diogo Jota e ampliou o resultado. Com uma vantagem de dois gols no marcador, os donos da casa controlaram a partida e garantiram sua vaga sem sustos. Agora os lusos aguardam o sorteio da fase de grupos, que ocorre na próxima sexta (01), às 13h (de Brasília).
Foto Destaque: Reprodução/Getty Images