Sem clube desde fevereiro desse ano, o técnico Sylvinho fez autocrítica de seu último trabalho, reconheceu erros, mas diz que faltou uma melhor comunicação entre todas as partes.
Aposentado como jogador desde Julho de 2010, Sylvinho iniciou sua carreira na área técnica do campo em 2011, atuando como auxiliar técnico, tendo passagens por Cruzeiro, Corinthians, Inter de Milão e também pela Seleção Brasileira, auxiliando o atual técnico Tite entre 2016 e 2019.
Sylvinho em treino da Seleção Brasileira. (Foto: Reprodução/Twitter)
Seu último trabalho como treinador foi pelo clube que o revelou ao mundo, o Corinthians. Foram 43 partidas disputadas entre maio de 2021 e fevereiro deste ano, sendo 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas; aproveitamento de 48% de pontos conquistados. Sob o comando de Sylvinho em 2021, o Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Goianiense na terceira fase e terminou o Brasileirão na 5° colocação, se classificando para a fase de grupos da Libertadores do ano seguinte.
Em entrevista ao Globo Esporte, o ex comandante do Timão revela não ter mágoas pela demissão repentina: “Não ficou nenhum tipo de ranço ou decepção, pelo contrário, a minha relação com o Corinthians sempre foi extraordinária. Vão passar dez anos e eu vou olhar para trás, vou lembrar que foi entregue o quinto lugar (do Brasileiro) num cenário complicado e perigoso. Enfim, fico com muito boas sensações.”
Sylvinho em treino do Corinthians. (Foto: Reprodução/Instagram)
Ao ser perguntado sobre o que faria de diferente, Sylvinho respondeu: “Parte importante da autocrítica vem antes do campo. Faltou uma comunicação melhor de todos nós. Não só nossa, como de todos os envolvidos no trabalho, do próprio clube um pouco. Quando me chamaram, a expectativa era uma coisa, não era boa. Dois treinadores importantes de um cenário internacional e nacional (Diego Aguirre e Renato Gaúcho) não deram positivo (para a proposta do Corinthians). É normal, faz parte. Eu também não dou meus positivos e a vida continua. Mas o cenário era que vinha de uma temporada anterior no Brasileiro que preocupou, flertou ali um pouco com o rebaixamento, não sei nem se esteve em zona.”
Foto Destaque: Sylvinho orientando jogadores. (Foto: Reprodução/Instagram)