A empresa responsável pelo ChatGPT, a OpenAI, atualmente está investigando se as reclamações sobre a plataforma estar se tornando preguiçosa são verdadeiras. Segundo relatos, alguns dos problemas encontrados incluem, a falta de interesse em responder perguntas e a realização de tarefas pela metade.
Empresa já se pronunciou sobre o assunto
A própria OpenAI já se pronunciou sobre as reclamações, dizendo estar ciente da situação. No entanto, afirmou que nenhuma mudança foi feita no modelo.“Ouvimos todos os seus comentários sobre o GPT4 [modelo de linguagem que abastece o ChatGPT] estar mais preguiçoso! Não atualizamos o modelo desde 11 de novembro, e isso certamente não é intencional. O comportamento do modelo pode ser imprevisível, e estamos procurando consertá-lo”, disse a companhia no X.
Entretanto, segundo o portal britânico The Independent, foram criados vários tópicos no Reddit, com usuários afirmando que o sistema vem se tornando menos útil. Alguns especulam que isso seria proposital, uma tentativa da empresa de economizar dinheiro, já que respostas mais completas exigem maior uso do poder computacional das empresas. O próprio sistema é considerado bastante caro para as empresas proprietárias.
Os problemas enfrentados pela empresa não param por aí. Nos últimos tempos, a OpenAI vem passando por uma série de momentos turbulentos envolvendo Sam Altman, um dos fundadores da empresa, que foi tirado do cargo de CEO de forma repentina em 17 de novembro. A situação gerou pressão por parte dos funcionários, que pediram explicações mais detalhadas sobre a saída de Altman, além da sua volta ao cargo.
Microsoft é uma das grandes investidoras da OpenAI (Foto: reprodução/X/@OpenAI)
Ânimos foram amenizados após volta de Altman
No entanto, Altman não ficou muito tempo fora, e os ânimos foram amenizados com seu retorno à empresa após 5 dias, sendo inclusive, chamado para fazer parte da Microsoft nesse período. A Microsoft ofereceu a ele uma vaga para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em IA.
Foto destaque: Empresa OpenAI tem como principal produto o ChatGPT (Reprodução/X/OpenAI)