A banana, originária do sudeste da Ásia, é uma fruta muito presente nas casas brasileiras e é comumente consumida pelas pessoas do mundo todo. Seja consumida pura, em um prato salgado ou em uma sobremesa, a Musa -nome científico do alimento- é cheia de nutrientes importantes para o corpo humano, como algumas vitaminas do complexo A, B e C, além de possuir cálcio e potássio.
Muitos dos alimentos, principalmente frutas, que as pessoas consomem são dados para os pets, no entanto, a banana pode ser oferecida para os cães? Segundo a médica-veterinária nutróloga Mariana Porsani, a resposta é sim, mas com moderação. “Ela não apresenta toxicidade, embora possua bastante calorias, não devendo ser consumida em altas quantidades para evitar ganho de peso”. pontuou a doutora.
Por possuir três tipos diferentes de açúcares naturais, sacarose, frutose e glicose, a banana deve ser dada ao pet com atenção. Bons exemplos de fornecimento da fruta para o pet são através do preparo de um biscoito para cães ou oferecendo como um petisco em forma de recompensa. Aos interessados, a veterinária sugere um cálculo para saber a quantia exata que se pode dar em um dia. “O ideal é que seja consumido, no máximo, 10% da quantidade calórica necessária do dia, ou seja, varia conforme o peso do animal”, fala Porsani, que também diz não ser efetivo dar o alimento para fins terapêuticos, devido a baixa porção recomendado ao cão.
Bananas. (Foto: Reprodução/Unsplash.com)
Outra especialista no assunto, a médica-veterinária pós-graduada em nutrição Gabriela Tossin, complementa dizendo que os tipos de bananas contém quantidades de açúcares diferentes, então se deve prestar atenção a isso, além de considerar o porte do cachorro. “Há a banana-da-terra, figo, maçã, nanica e ouro, cada uma tem a quantidade energética diferente. Por ser calórica, cães de pequeno porte não devem ganhar uma fruta inteira, ela ultrapassa o limite diário”, destaca a doutora.
Apesar de não ser prejudicial ao pet, as especialistas alertam e explicam que a ração de boa qualidade já contém todos os nutrientes necessários. Portanto, pensando na nutrição do animal, a fruta é dispensável no cardápio.
Foto Destaque: Banana sendo oferecida para um cachorro. Reprodução/Unsplash.com