Cargueiro movido ao vento em viagem ao Brasil pela primeira vez

Gabriel Alvarado Souza Por Gabriel Alvarado Souza
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O navio Pyxis Ocean, operado pela Mitsubishi Corporation em colaboração com a Cargill, marca um marco significativo ao ser o pioneiro na integração de duas inovadoras WindWings. Criadas pela BAR Technologies em parceria com a Yara Marine, essas velas metálicas estendem-se por 37,5 metros, destacando-se como uma promissora solução para a busca da descarbonização.

Menos pouluição no mundo 

Acredita-se que o desempenho dos WindWings tenha a capacidade de reduzir as emissões de CO2 em até 30%, e há potencial para aumentar ainda mais essa porcentagem caso o navio adote combustíveis alternativos. Conforme afirmado pela fabricante, ao utilizar a força do vento como impulso, a embarcação equipada com os WindWings tem o potencial de economizar mais de 1,5 toneladas de combustível por dia para cada vela instalada.

Previsão da Cargill 

Conforme afirmado pelo presidente da Cargill, Jan Dieleman, “a indústria marítima está empenhada em sua jornada de descarbonização – um desafio formidável, mas também emocionante“, expressou o executivo em um comunicado oficial. As velas, confeccionadas a partir do mesmo material utilizado em turbinas eólicas, o que confere leveza e resistência à tecnologia, foram habilmente instaladas no estaleiro COSCO, na China, local de partida do “Pyxis Ocean”.


Velas “WindWings” do Pyxis Ocean fazem o navio ser empurrado pelo vento (Foto: reprodução/Cargill/BBC)


Um marco importante foi alcançado com o lançamento de uma viagem inaugural de um navio de carga equipado com imponentes velas movidas a vento. A Cargill, uma empresa de transporte marítimo que fretou a embarcação, nutre a esperança de que essa tecnologia possa impulsionar a indústria em direção a um futuro mais sustentável.

A incorporação das grandiosas velas conhecidas como WindWings, desenvolvidas no Reino Unido, tem como objetivo principal reduzir o consumo de combustíveis e, consequentemente, a pegada de carbono associada ao transporte marítimo.

A indústria de transporte marítimo é estimada em ser responsável por aproximadamente 2,1% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2).O Pyxis Ocean, em sua primeira jornada, navegará da China para o Brasil, representando um teste inaugural da tecnologia em um cenário real.

 

Foto Destaque: navio cargueiro gigante movido a vento promete mudar o transporte marítimo. Reprodução/Forum de sustentabilidade

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