A passagem do ciclone extratropical ao longo da costa sul litorânea do país provocou diversos estragos em cidades do estado de Santa Catarina; ao menos 80 cidades registraram ocorrências de destruições e 5 emitiram alertas de emergência.
As rajadas de ventos atingiram pico de 146km/h em algumas regiões da Serra e arrancaram telhados de casas, que foram cobertas por lonas fornecidas pela Defesa Civil.
Por conta da forte ventania, árvores caíram e afetaram a distribuição de energia elétrica; mais de 300 mil pessoas ficaram sem eletricidade.
Passagem de ciclone em SC afeta distribuição de energia elétrica. (Reprodução/DefesaCivil)
Na rodovia BR-101, dois caminhões tombaram devido às fortes rajadas de vento causadas pela passassem do ciclone, ninguém se feriu.
No aeroporto de Navegantes, o desembarque atrasou devido ao tombamento das escadas que levam até o avião, devido às fortes lufadas de ar.
Também em Navegantes, no litoral norte do estado, duas mulheres ficaram feridas ao serem pisoteadas após a parede de PVC do local em que trabalhavam desabarem, gerando desespero entre os funcionários.
Parede que desabou devido às fortes rajadas de vento. (Reprodução/Corpo de Bombeiro)
Em Brusque, um homem morreu devido à queda de uma árvore. Danilo Francisco Porcincula da Silva, de 68 anos, estava realizando a manutenção da rede telefônica, quando foi atingido.
Local onde a vítima estava. (Foto/Reprodução/Isa Severo/RBS TV)
A estimativa é de que as chuvas amenizem, mas a movimentação do ciclone ainda pode provocar rajadas fortes de ar e baixas temperaturas em toda região sul.
Segundo a Defesa Civil, a intensidade das rajadas de vento começaria a amenizar nessa sexta-feira (14) e seguiriam para as direções Oeste, Sudeste e Sul com velocidades de aproximadamente 65km/h.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil do estado publicou um aviso de Atenção Meteorológica de mar agitado e risco de ressaca com ondas que podem chegar de 3 a 4,5m de altura. Há uma recomendação para que as pessoas evitem lugares que estejam sujeitos à possíveis erosões e para que protejam itens de pescaria e embarcações.
Foto destaque: Passagem de ciclone deixam 5 cidades de SC em estado de alerta. Foto: Reprodução/OesteMais