Recentemente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi acusado de disfarçar registros contábeis para esconder um pagamento de US$ 130 mil pela compra do silêncio de uma atriz pornô que dizia ter um caso com ele. Por conta disso, o ex-presidente estadunidense terá que se apresentar em uma corte da Justiça em New York nesta terça-feira (4) como parte de um processo criminal no qual ele é acusado.
O ex-presidente já está na cidade de New York apenas aguardando o encontro com o juiz. Trump reside na Flórida, onde realizou sua viagem na segunda-feira (03) diretamente a New York. Segundo algumas fontes, a expectativa é que Trump se entregue voluntariamente à Justiça, assumindo a acusação feita à ele.
Donald Trump em New York. (Foto: Ed Jones/AFP/CP)
Por ser um ex-presidente dos Estados Unidos, a Justiça fez pequenas adaptações em seu protocolo. O padrão, nessas situações, é que o acusado esteja algemado, mas por se tratar de um ex-presidente e por ele não representar um perigo físico aos presentes na corte, Donald Trump possivelmente ficará com as mãos livres, não usando algemas.
Como qualquer cidadão que tem que se apresentar à Justiça, Donald Trump será incluído no sistema da Justiça como acusado, tirando uma foto e colhendo suas digitais.
Ainda não se sabe ao certo quais acusações que a promotoria vai apresentar. Será necessário aguardar que essas informações se tornem públicas.
Pelo que tudo indica, Trump sairá tranquilamente da corte, a expectativa é que nenhuma das acusações que o ex-presidente receba exija que ele fique preso enquanto aguarda as próximas etapas do processo.
Caso tudo ocorra conforme esperado, Trump realizará uma entrevista coletiva na noite desta terça-feira em sua residência na Flórida. Além disso, Donald Trump é um pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano, e essa acusação pode afetar na sua candidatura e influência para as eleições à presidência em novembro de 2024.
Foto Destaque: Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução/BBC