Fumaça de incêndios canadenses cobre cidades americanas e atinge Europa

Thaís Monteiro Por Thaís Monteiro
3 min de leitura

As centenas de incêndios florestais no Canadá continuam causando declínio na qualidade do ar para milhões de residentes dos EUA. A fumaça espessa ​​​​cobriu novamente grandes áreas dos Estados Unidos. 

Na manhã desta quarta-feira (28) uma névoa de fumaça cobriu Chicago e grande parte do Norte da região Meio-Oeste. No dia anterior, muitos cidadãos do meio-oeste americano a usarem máscaras em ambientes externos. 

O Serviço Nacional de Meteorologia fez alertas de qualidade do ar para pelo menos 20 estados de Minnesota e até da Geórgia. Várias grandes cidades, incluindo Detroit e Indianápolis, relataram algumas dos piores índices qualidades do ar.Os alertas se estenderam incluindo todo o estado de Nova York na qual Kathy Hochul, a governadora do estado, fez um alerta ontem pedindo para que os nova-iorquinos tomem cuidado com a poluição do ar. O prefeito recomendou para que os residentes da cidade usassem máscaras.


Análises de profundidade óptica de fumaça de 1 a 26 de junho de 2023 (Foto: Reprodução/Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS*)


A fumaça dos incêndios florestais canadense, já dura meses, e chegou a atingir até países da Europa. Na Espanha, o céu da cidade de Vigo ficou laranja. Satélites registraram a fumaça atravessando o Atlântico. 

Atualmente a fumaça está se deslocando para o leste, a fumaça foi trazida por um sistema de tempestades que agora está se movendo, e autoridades de várias cidades americanas, incluindo Nova York, alertaram os moradores para esperar a piora das condições com o passar do dia. 

Detroit, Chicago, Minneapolis e Washington estavam entre as cidades com a pior qualidade do ar. O alerta de qualidade do ar em Nova York permanecerá em vigor até quinta-feira, de acordo com que as autoridades declararam na tarde de quarta-feira.

No último dia 7, uma névoa de fumaça cobriu diversas cidades americanas e canadenses, especialistas afirmam que fumaça do incêndio florestal contém uma mistura complexa de gases, poluentes atmosféricos perigosos, vapor d’água e poluição por partículas. Também pode conter substâncias tóxicas e cancerígenas, incluindo produtos químicos, metais pesados ​​e plásticos.

Foto Destaque: Fumaça chega a Detroit, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução/G1
Deixe um comentário

Deixe um comentário