Julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma de fogo acontece em agosto

Magda Costa Por Magda Costa
4 min de leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para agosto o julgamento da deputada Carla Zambelli (PL-SP), pelo porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo após perseguição de um homem na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

As sessões serão realizadas no plenário virtual, entre os dias 11 e 21 de agosto e os ministros vão julgar se a deputada passará a ser ré em ação criminal na denúncia feita pela Procuradoria Geral da República (PGR), em 26 de janeiro.

Multa e condenação 

O pedido da Procuradoria Geral da República ao STF solicita uma multa no valor de R$ 100 mil reais a deputada por danos morais, perdimento e cancelamento do porte de arma pelo uso no contexto criminoso.

A denúncia sendo aceita , Carla Zambelli pode apresentar defesa e após essa fase ocorre o julgamento que definirá se a ré será condenada ou absolvida.

Para a vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, a deputada fez o uso ostensivo da arma em público.
“A permissão do porte de arma de fogo conferida à denunciada se destina única e exclusivamente à sua defesa pessoal; jamais para constranger a liberdade de interlocutor e a fazer com ele se desculpe dos seus posicionamentos políticos, preferências eleitorais e supostos atos injuriosos manifestados, ainda que a pretexto de resguardar, em tese, sua honra maculada”, diz Araújo.


                       

                                 Video mostra discussão entre homem e Carla Zambelli. (Reprodução/YouTube/Estadão)


Começa discussão e Zambelli aponta arma

Durante as eleições de 2022, véspera do segundo turno, Carla Zambelli foi filmada apontando uma arma para um homem na esquina da Alameda Lorena com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima, região do Jardins na capital Paulista. No dia do ocorrido apoiadores do Presidente Lula participavam de uma passeata na região.

Nas imagens, a deputada aparece com uma arma em punho entrando em um bar e dando ordens para um homem deitar no chão, no momento, pessoas sairam assustadas e correndo do local.

Em sua rede social, a deputada fez publicações e disse ter sido agredida por um grupo de pessoas na saída de um restaurante e que usaram um homem negro para agredi-la com agressões verbais e físicas.

A deputada mostrou um ferimento na perna, alegando que seria resultado de uma suposta queda durante o momento da confusão.

Nas imagens feitas por pessoas que estavam no local, aparece um o homem de boné preto se aproximando da deputada que no momento é rodeada por um grupo de cerca de 10 pessoas.

Eles conversam com a deputada e em seguida saem do local, neste instante, Zambelli  tenta alcança-lo, cai e começa a perseguição ao homem pela deputada e um segurança armado.

 

Foto destaque: Reprodução: YouTube

Deixe um comentário

Deixe um comentário