Lula será submetido a cirurgia para combater artrose no quadril

Nicolas Garrido Por Nicolas Garrido
3 min de leitura

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizará nesta sexta-feira (29) uma artroplastia total do quadril, procedimento cirúrgico para solucionar artrose no lado direito do corpo, que vem causando dores e desconforto desde o período eleitoral, em 2022. De acordo com a assessoria de Lula, ele será internado no Hospital Sírio-Libanês pela manhã para a operação, cujo horário não foi divulgado. 

Agenda internacional cortada

Após a realização da cirurgia, Lula terá que trabalhar por três semanas no Palácio do Planalto, residência oficial do Presidente da República, enquanto se recupera. Já as viagens internacionais ficarão restritas ao presidente por quatro a seis semanas. 

A próxima viagem de Lula ao exterior deve acontecer no fim de novembro para os Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28. Na volta da viagem, também terá um compromisso na Alemanha antes de retornar ao Brasil. 

Sem fotos e gravações

Ainda nessa semana, na última terça-feira (26), Lula comentou em uma edição do “Conversa com o Presidente”, transmissão ao vivo veiculada semanalmente pelas redes sociais do presidente e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que acredita no êxito da operação: “Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista”.


Lula durante transmissão da última edição da live “Conversa com o Presidente”, transmitida semanalmente (Foto: Reprodução/ YouTube/ @Lula)


Lula também afirmou que não haverá registros de sua recuperação por razões similares pela qual ele esperou para realizar a cirurgia. O presidente havia afirmado que não queria passar uma imagem de fragilidade pouco tempo depois de assumir o alto escalão do poder Executivo brasileiro. Agora, ele diz que o povo não o verá de andador, uma vez que seu fotógrafo pessoal e secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do governo, Ricardo Stuckert, achou conveniente a não divulgação das imagens. 

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito como se eu não tivesse sequer operado”, declarou o presidente.

Lula tem previsão de alta na próxima terça-feira (3) e, logo após, deve retornar a Brasília para o Palácio do Planalto. 

Foto Destaque: Fotografia de Lula registrada por Ricardo Stuckert para o site oficial do Governo Federal. Reprodução/Site Governo Federal

Deixe um comentário

Deixe um comentário