O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, no Palácio do Planalto, com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), nesta segunda-feira (6).
O presidente disse, na quinta-feira (2) em entrevista à radio Bandeirantes, que queria ouvir as explicações sobre Juscelino ter ido a compromissos pessoais durante viagens oficiais com dinheiro público e, caso o ministro não provasse inocência, ele não poderia continuar no governo.
Após a reunião, Juscelino publicou nas redes sociais que esclareceu as “acusações infundadas” na conversa com Lula. “Saí há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente @LulaOficial. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do @mincomunicacoes. Temos muito trabalho pela frente!”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Sai há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente <a href=”https://twitter.com/LulaOficial?ref_src=twsrc%5Etfw”>@LulaOficial</a>. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do <a href=”https://twitter.com/mincomunicacoes?ref_src=twsrc%5Etfw”>@mincomunicacoes</a>. Temos muito trabalho pela frente!</p>— Juscelino Filho (@DepJuscelino) <a href=”https://twitter.com/DepJuscelino/status/1632851918123925508?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 6, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tweet de Juscelino Filho. (Reprodução/Twitter)
Os ministros Rui Costa da Casa Civil e o Alexandre Padilha de Relações Institucionais também estavam presentes na reunião. A análise política feita em Brasília é que o apoio do União Brasil ao ministro foi fundamental na permanência dele no governo.
O partido tem outros dois ministros. O governo Lula tem como objetivo construir uma base ampla para construir uma base ampla no Congresso para conseguir aprovar projetos do próprio interesse. Porém, a posição do União Brasil ainda não é de total apoio ao presidente.
Juscelino ficou cerca de uma hora no Palácio do Planalto. Entrou e saiu sem passar pela imprensa. A Presidência, ao ser questionada sobre a reunião, não informou o conteúdo da conversa. Antes do encontro, o ministro postou um vídeo nas redes sociais se defendendo. Ele afirmou que participou de eventos de interesse do ministério com operadoras de telefonia.
As viagens do ministro foram expostas inicialmente pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, que contou que Juscelino foi à São Paulo com dinheiro do governo, mas cumpriu a agenda que era predominantemente de assuntos privados.
Em três dos quatro dias de viagem, o ministro se ocupou de atividades ligadas aos próprios cavalos de raça e participou de leilões.
Foto destaque: Ministro Juscelino Filho. (Reprodução/InfoMoney)