Faleceu neste sábado (31) pela madrugada aos 95 anos, o Papa Emérito Bento XVI. Recentemente Bento teve uma piora em seu quadro de saúde e não resistiu. Desde sua renúncia em Fevereiro de 2013, Joseph Ratzinger vivia em um convento dentro dos jardins do Vaticano, onde ocorreu o óbito.
A nota do falecimento foi publicada no perfil oficia do Twitter do Vaticano “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [5h34 horário de Brasília] no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, confirmou.
Piora de seu quadro de saúde
As poucas imagens publicadas de Bento XVI ficava nítido a fragilidade de sua saúde, ainda na última quarta-feira (28), em audiência geral o Papa Francisco pediu orações para seu antecessor “Eu gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento, porque ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie” pediu. O Vaticano através de comunicado nesta sexta-feira (30), afirmou que a condição de saúde era grave, mas, estável e que carecia de atenção médica de forma constante.
Bento XVI e Papa Francisco. Reprodução/ Vatican Media
Renúncia
O Papa Bento XVI foi o primeiro Papa Alemão e também o primeiro a renunciar o pontíficie em 600 anos, ele anunciou sua renúncia após 8 anos a frente da igreja católica, já aos 85 anos, ele discursou em latim durante uma reunião de rotina com os cardeais presentes em Roma, na ocasião ele justificou sua saída pela fata de vigor físico “No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado.” garantiu.
Segundo o Vaticano, o velório está marcado para a próxima segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro, o funeral será na quinta-feira (5) na Praça de São Pedro presidido pelo Papa Francisco.
Foto destaque: Bento XVI em 2017, na missa do Rosário. Reprodução: SIte/regiaonews- Jonne Roriz