Nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio da Alvorada, onde irá residir com sua esposa, a primeira-dama Janja, durante seu mandato. A mudança do casal se deu 36 dias após a posse do então presidente.
Até então, mesmo após a posse, o presidente e sua esposa residiam em um hotel de luxo em Brasília, devido à necessidade de reformas no Palácio. Segundo relatos, a estadia no hotel se encerrou no último dia 2, quando presidente e primeira-dama foram para São Paulo, seguido do cumprimento de agenda presidencial no Rio de Janeiro.
Além do carecimento de reparos no Palácio, a equipe de segurança da presidência apontou também a demanda de vistorias anti-bombas e outros procedimentos a fim de garantir a segurança de todos.
A primeira dama, em entrevista ao Globo News, ainda no início de janeiro, já havia mostrado sua insatisfação com o estado do local, indicando os reparos que deveriam ser feitos, que não eram poucos. Janja percorreu o local, junto da repórter Natuza Nery, mostrando a falta de móveis no ambiente, obras de artes danificadas, móveis precisando de reparos, além de infiltrações nas paredes.
Sofá rasgado no Palácio da Alvorada (Foto: Reprodução/GloboNews)
A previsão era de que Lula e Janja se mudassem apenas após a primeira quinzena de fevereiro, onde todos os preparos já estariam finalizados. Porém, a mudança foi acelerada quando o presidente manifestou sua insatisfação em continuar residindo no hotel.
— Eu, na verdade, sou um sem casa, um sem palácio. Vocês precisam ajudar a reivindicar o direito de eu morar. Porque já faz mais de 45 dias que eu estou no hotel, e não é brincadeira — disse o presidente, no fim do último mês.
Foto destaque: Lula e Janja chegando ao Palácio da Alvorada nesta segunda. Reprodução/Vinícius Schmidt/Metrópoles.