Quadro de saúde de Faustão é considerado prioritário para transplante

Magda Costa Por Magda Costa
3 min de leitura

O apresentador Fausto Silva está internado há 17 dias no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e aguarda um transplante do coração em decorrência de insuficiência cardíaca, uma condição progressiva na qual o coração perde a capacidade de bombear o sangue na quantidade necessária para nutrir o organismo.

Faustão, de 73 anos, aguarda o transplante pelo SUS, mas o tempo na fila de espera para o transplante pode ser reduzido em decorrência do seu estado de saúde.

 

Funcionamento da fila de transplante

De acordo a gravidade do estado de saúde, alguns pacientes podem receber primeiro o novo órgão, caso se enquadre em uma das três condições divulgadas pelo Ministério da Saúde em 2021. Uma delas é se o paciente corre risco de morte: “O paciente com prioridade máxima é aquele que precisa de um retransplante agudo. Ou seja, ele foi transplantado e um mês depois teve algum problema grave relacionado ao transplante, como rejeição aguda. Em seguida, estão pacientes com ECMO“, relatou Stephanie Rizek, especialista em transplante do coração.

Na condição dois estão os pacientes encontram se os pacientes que utilizam um dispositivo de rápida duração, uma espécie de “coração artificial temporário”.

Faustão se encontra na condição três, que é o grupo de pacientes que estão internados, fazendo o uso de medicamentos e apresentaram choque cardiogênico, situação em que o coração não consegue mais levar sangue aos demais órgãos, dificultando o funcionamento dos rins e sistema nervoso.


Médico explica procedimento de Faustão. (Reprodução: YouTube/Morning Show)


Faustão encontra-se sob cuidados intensivos

Em uma nota divulgada pelo equipe médica onde o apresentador encontra-se internado, Fausto Silva está sob cuidados intensivos em virtude do agravamento do quadro, havendo uma indicação para transplante cardíaco, onde o paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, situação em que pode haver mudanças na fila de espera de transplantes que respeita a ordem cronológica de inclusão de pacientes.

Somente no primeiro trimestre desse ano foram realizados vinte transplantes do coração, segundo a Associação Brasileira de Transplante.

 

Foto destaque: Fausto Silva no programa “Faustão na Band”. Reprodução/Renato Pizzutto/Band/TV Pop

Deixe um comentário

Deixe um comentário