Os turistas russos tinham, desde 2007, uma facilidade para entrar em países pertencentes a União Europeia. Porém, há uma medida prestes a entrar em vigor que visa barrar o cidadão russo que queira fazer turismo na Europa; entretanto, até o presente momento, não foi divulgada nenhuma data para que a medida entre em vigor.
Russos terão vistos de turismo suspensos pela União Europeia (Foto: Reprodução Uol)
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (31), pela União Europeia, que trata da suspensão do acordo de vistos para turistas da Rússia, que está em vigor desde 2007. A medida, que ainda não está valendo, tem o objetivo de reduzir a quantidade de russos que entram no bloco para fazer turismo, passar férias ou até mesmo compras.
Segundo Josep Borrell, representante da União Europeia para relações exteriores “a decisão reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos estados membros da união. Vai ser mais difícil, vai demorar mais”, afirma Borrell.
O acordo, que ainda é informal por não ser oficial, precisa de adaptações para seguir os padrões da legislação Europeia. Não há uma data para que a suspensão passa a valer de fato. Funcionários e empresários já tinham a suspensão para a facilitação de visto em vigor desde fevereiro, mas os cidadãos russos continuavam com a permissão para viajar a lazer.
Após a invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro desse ano, Polônia e República Tcheca tomaram a atitude de bloquear a emissão de vistos para turistas russos.
Segundo a agência de monitoramento Frontex, que consegue contabilizar a quantidade de pessoas que cruzaram a fronteira por terra, desde o começo da guerra, cerca de 1 milhão de russos entraram na União Europeia; a maioria pela Finlândia (333 mil pessoas) e pela Estônia (234 mil) com visto, autorização de residência ou dupla nacionalidade.
Foto destaque: União Europeia vai suspender a emissão de vistos para turistas russos; data ainda não foi definida (Foto: Reprodução Rádio Pampa).