Grande parte dos modelos de celulares mais recentes do mercado contam com conexões que usam ondas eletromagnéticas capazes de causar interferência em alguns equipamentos dos aviões.
O que o modo avião faz
A opção “modo avião”, disponível na barra de ferramentas dos celulares, é responsável por desativar a transmissão e recepção de ondas de rádio que habilitam o uso dos dados móveis, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS do aparelho.
Modo avião pode ser ativado na barra de ferramentas do celular. (Reprodução/Canaltech)
Hoje em dia, alguns modelos permitem que o Wi-Fi e o Bluetooth sejam religados, permitindo a conexão com a internet do avião e com um fone sem fio, por exemplo. Também auxilia na economia da bateria, pois o aparelho não precisa ficar buscando antenas das operadoras.
Interferência no voo
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), todas as aeronaves de transporte comercial de passageiros são certificadas inclusive quanto à interferência de sinais eletromagnéticos.
Durante a certificação, as aeronaves são testadas para confirmar que atingem um nível aceitável quanto à interferência desses sinais, em diferentes fases do voo. A Anac participa de fóruns internacionais que determinam o valor mínimo de interferência.
O risco de interferência é algo que depende do modelo da aeronave, por exemplo, em Boeings 787-9 Dreamliner, um dos modelos mais avançados da atualidade, a interferência é nula. As aeronaves de modelos A320 também não apresentam interferência com a transmissão intencional de sinais de Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.
O que dizem as companhias aéreas
As companhias aéreas Gol e Latam afirmam seguir as recomendações da Anac, disponíveis no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, que diz “é vedado utilizar e é vedado ao operador de uma aeronave autorizar a utilização de qualquer dispositivo eletrônico portátil em qualquer aeronave civil registrada no Brasil. O motivo principal é não causar interferência com os sistemas de comunicações ou de navegação da aeronave na qual está sendo utilizada”.
Já a companhia Azul afirma que suas aeronaves têm permissão para uso de equipamentos eletrônicos durante o voo, desde que em modo avião, não sofrendo nenhum tipo de interferência mesmo com o Wi-Fi ativado.
Foto destaque: representação do modo avião Reprodução/Tecmundo