O Coronel Maurício Corrêa, comandante do Corpo de Bombeiros, deu uma entrevista exclusiva à CNN onde esclareceu alguns detalhes sobre a queda do avião no Rio Grande do Sul, no município de Gramado. O acidente aéreo ocorreu na manhã deste domingo (22). 10 pessoas que estavam à bordo na aeronave morreram e outras 17 ficaram gravemente feridas.
Combate às chamas e resgate
De acordo com o Coronel Maurício, a prioridade foi combater o incêndio e resgatar as vítimas, incluindo os hóspedes e funcionários da pousada onde a aeronave caiu. Segundo ele, devido às graves queimaduras, algumas vítimas precisaram ser encaminhadas para os hospitais mais próximos rapidamente com o apoio do SAMU.
Após controlarem as chamas, as equipes juntamente com a perícia, iniciaram a remoção dos escombros para retirarem os corpos das vítimas que estavam no interior da aeronave.
Possíveis causas do acidente
O comandante continua o seu pronunciamento expondo as possíveis causas do acidente. Segundo ele, alguns pedaços do avião foram encontrados próximos ao local da queda, o que indica a perfuração de alguns tanques, o que ocasionou um vazamento de combustível e consequentemente a explosão. A aeronave atingiu inicialmente o quarto andar de um edifício em construção, depois uma residência e por fim colidiu com a loja e a pousada. A explosão ocorreu no local da queda.
Ainda segunda as informações, as condições climáticas no dia do acidente não eram favoráveis, o que pode ter contribuído para a rápida perda de altitude da aeronave. A polícia civil e a Aeronáutica seguem com as investigações a fim de identificar as causas exatas do acidente.
Interdições nas estruturas
A pousada atingida será interditada após os trabalhos de busca serem concluídos, a residência próxima também será interditada devido a danos estruturais. A Defesa Civil de Gramado está prestando apoio na avaliação dos danos causados pelo desastre e implementando as medidas de segurança necessárias.