Nesta segunda-feira (21), militares israelenses revelaram que o Hezbollah estava escondendo centenas de milhões de dólares em um bunker, uma informação que pode ter várias implicações importantes.
O bunker estava sob vigilância há anos e servia como esconderijo para Hassan Nasrallah , segundo os militares israelenses ele era ex-chefe do grupo Hezbollah que foi morto durante um ataque aéreo no fim de setembro. Conforme as Forças de Defesa de Israel, os valores estavam no subsolo do Hospital Al-Sahel, e poderiam ser acessados por dois prédios vizinhos.
Usados como centro financeiro do Hezbollah, o grupo guardava boa parte de seus recursos neste bunker, e por questões de segurança o hospital que fica acima do esconderijo foi evacuado. O governo de Israel garantiu que não vai bombardear o local.
Declaração foi televisionada
Segundo o site CNN Brasil, em uma declaração que foi televisionada, Hagari alegou que Hassan Nasrallah, líder morto do grupo, construiu o bunker para longas estadias, “ Há centenas de dólares em dinheiro e ouro dentro do bunker agora. Estou pedindo ao governo Libanês, às autoridades libanesas e às organizações internacionais: não permitam que o Hezbollah use o dinheiro para o terror e para atacar Israel “, comentou. Ainda segundo o site, o chefe do Estado-Maior israelense, Herzi Halevi, disse às tropas no Líbano que entre domingo e segunda-feira (21), aeronaves atingiram cerca de 30 locais que pertencem ao Al-Qard al-hassan, que Israel diz ser o braço financeiro do Hezbollah.
Origem e história
O Hezbollah foi fundado no início dos anos 1980, durante a Guerra Civil Libanesa, como uma resposta à invasão israelense do Líbano. O grupo é uma combinação de movimento político, social e militar, com forte apoio da comunidade xiita no Líbano e do Irã.O financiamento do Hezbollah vem de várias fontes, incluindo doações de simpatizantes, atividades comerciais e apoio financeiro do Irã. A descoberta de milhões em um bunker poderia indicar que o grupo tem acesso a mais recursos do que se imaginava.