Depois dos supostos ataques que o Irã sofreu de Israel, nesta quinta-feira (18), o governo iraniano optou por suspender todos os voos que tivessem como destino às cidades de Teerã, Isfahan e Shiraz, localizadas em aeroportos que ficam no ocidente, noroeste e sudoeste do país.
Ataque israelense
Isfahan é uma das principais cidades do Irã e, de acordo com uma fonte estadunidense, foi atingida por mísseis israelenses na noite desta quinta (18). A região abriga instalações nucleares e, de acordo com uma televisão iraniana, os mísseis não foram atingidos.
Fechamento de aeroportos
Nenhum dos países envolvidos se pronunciaram oficialmente sobre o ataque, entretanto, durante a madrugada, o Irã fechou seus aeroportos das cidades de Teerã, Shiraz e Isfahan.
Surpreendentemente, às 04h45 no horário local (01h45 no horário de Brasília) tanto o aeroporto quanto o espaço aéreo foram reabertos e tiveram os avisos de fechamento removidos do banco de dados da Administração Federal dos EUA.
Voos desviados e cancelados
Antes do anúncio de reabertura dos aeroportos, a companhia aérea Flydubai anunciou que havia cancelado seus voos de sexta-feira (19) para o Irã. E a companhia ainda afirma que um de seus voos anteriores voltou para Dubai.
Outro voo da Iran Air saía de Roma com destino a Teerã e acabou sendo desviado para Turquia, observado no Flightradar 24. Diversas companhias ocidentais e asiáticas já haviam recuado do Irã antes mesmo do ataque israelita. A Lufthansa informou na quarta-feira (17) que optou por estender a suspensão de voos para Teerã até o fim do mês, demonstrando preocupação com a segurança na região.