O cantor e compositor americano Kris Kristofferson, considerado uma lenda country que equilibrou magistralmente uma prolífica carreira de ator com sua música, morreu neste sábado (28) aos 88 anos em sua casa em Maui, no Havaí. A família do músico confirmou sua morte na noite de domingo (29), dizendo que ele “morreu pacificamente” em sua casa na noite passada.
Carreira na música e cinema
Kris foi autor de muitas canções famosas como “Me and Bobby McGee”, gravada por Janis Joplin e “Help Me Make It Through the Night”, gravada por Sammi Smith em 1971. Ele era admirado por sua coragem, vulnerabilidade emocional e enorme talento literário de suas composições ligadas ao gênero country. O cantor muitas vezes liderou as paradas nacionais dos EUA e vários artistas já regravaram suas canções, como Gladys Knight, Johnny Cash e Ray Price.
Em uma segunda fase de sua carreira, ele se dedicou à dramaturgia, fazendo longas de sucesso em meados dos anos 70. Kris trabalhou com diretores de cinema como Martin Scorsese e Sam Peckinpah e ganhou um Globo de Ouro por sua atuação ao lado da atriz Barbra Streisand no remake de 1976 do filme “Nasce uma estrela”.
A partir dos anos 80, Kristofferson retomou sua carreira na música, colaborando com alguns artistas da época, como Willie Nelson e participando do grupo Highwaymen. Mais tarde, ele teve que lidar com problemas de saúde relacionados à perda de memória. O ator e cantor descobriu ser portador da doença de Lyme, em 2016. A doença é transmitida por carrapatos e tem cura, apesar dos sintomas ainda aparecerem em pacientes anos após tratamento.
Vida e morte
Kris Kristofferson nasceu no Texas em 1936. Ele cursou o ensino médio na Califórnia e estudou literatura nos Estados Unidos e na Inglaterra. Kris pretendia se tornar romancista, mas acabou sendo inspirando pela cena rock ‘n’ roll da época e retornou à Nashville para seguir carreira como músico.
O artista, famoso dentro do country, deixa sua esposa Lisa, oito filhos e sete netos, que assinaram uma declaração pública sobre a morte de Kris Kristofferson. O texto diz que todos da família são abençoados pelo tempo e memórias que construíram, e agradeceram por todos que admiraram seu trabalho e pessoa por todos esses anos. A família diz que agora, sempre que as pessoas avistarem um arco-íris no céu, significa que Kris está sorrindo para todos nós.