Tragédia nos Lençóis Maranhenses: queda de avião de deputado mata jovem veterinária e piloto
Um acidente aéreo no último sábado (9) resultou na queda de avião nos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão, deixando duas pessoas mortas. A aeronave de pequeno porte, prefixo PU-GIV, pertence ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB) e caiu nas proximidades da Lagoa das Pedras. O Corpo de Bombeiros confirmou que […]
Um acidente aéreo no último sábado (9) resultou na queda de avião nos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão, deixando duas pessoas mortas. A aeronave de pequeno porte, prefixo PU-GIV, pertence ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB) e caiu nas proximidades da Lagoa das Pedras.
O Corpo de Bombeiros confirmou que as vítimas eram Bruna Emanoely, médica veterinária recém-formada, e Manoel Victor Britto, piloto e pai de dois filhos. O avião levava apenas os dois ocupantes no momento do acidente.
Queda de avião nos Lençóis Maranhenses: quem eram as vítimas
Bruna, de 23 anos, concluiu recentemente a graduação no Instituto de Treinamento e Atualização Veterinário (Itavet), onde ficou conhecida pela dedicação aos estudos. “Bruna era aluna assídua e muito dedicada em tudo o que se propôs a fazer, uma perda enorme para o futuro da nossa profissão”, afirmou a instituição em nota.
Natural de Santa Inês (MA), a jovem era filha de proprietários de um restaurante local. A família suspendeu as atividades do estabelecimento neste domingo (10) em sinal de luto e, além disso, publicou uma mensagem descrevendo-a como “alegre e bondosa”.
O piloto Manoel Victor Britto havia obtido a habilitação recentemente. Formado pela Universidade Salgado de Oliveira, em Recife (PE), ele se apaixonou pela aviação e costumava sobrevoar a região dos Lençóis Maranhenses. Além disso, era pai dedicado de dois filhos e irmão de cinco irmãs.
Manoel era um amigo próximo que a aviação me presenteou”, relatou o deputado Francisco Nagib
Resgate e investigação do acidente
Equipes do Centro Tático Aéreo, do 2° Batalhão de Turismo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Santo Amaro e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participaram das buscas.
Logo após localizar a aeronave, os socorristas levaram os corpos para o Hospital de Santo Amaro e, posteriormente, para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) investiga as causas da queda. Enquanto isso, familiares e amigos seguem em luto e buscam forças para lidar com a perda.
Mesmo diante da dor, pessoas próximas ressaltam que Bruna e Manoel serão lembrados pela dedicação às suas áreas e pelo carinho com que tratavam todos ao redor. Além disso, Bruna, de 23 anos, planejava passar o Dia dos Pais em São Luís com os pais, o que torna a data ainda mais dolorosa para a família.
