Segurança do CNU é aprimorada para evitar fraudes

Ruan Santos Por Ruan Santos
3 min de leitura
Foto destaque: Nova edição do CNU terá inicio neste domingo(18) (Reprodução/ Jannoon028 / freepik.com)

Após ter tido sua data remarcada para este domingo (18), o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como o ‘’Enem dos Concursos’’, teve um aprimoramento em seu esquema de segurança. O exame terá coleta de digitais, monitoramento e detectores de pontos eletrônicos para evitar fraudes na prova. 

Segurança reforçada

Com o exame batendo o recorde de participante para um concurso público, com mais de 2 milhões de pessoas inscritas, além da prova ser aplicada durante dois períodos em 228 cidades do Brasil, foram os principais para reforçar a segurança e impedir o cancelamento do concurso. Como revelou o coordenador geral de logística do CNU, Alexandre Retamal.  

Nosso objetivo é impedir qualquer coisa que possa gerar o cancelamento do concurso. A gente sabe que uma situação de fraude é grave.” Disse Alexandre. 

Para garantir a proteção do evento, ele contará com a presença de uma força-tarefa com intrigantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin|). Essa equipe será coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. 

Novas medidas

O condenador também revelou que foi jeito uma pesquisa para adaptar e aprimorar o formato de exames de larga escala feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), como o Enem.


CNU
Novas medidas do CNU(Foto: Reprodução/ Ed Alves/CB/D.A. Press)

Algumas das diferenças confirmadas é que os candidatos do concurso não poderão sair como o caderno de provas, somente com duas folhas utilizadas para anotações e que a exigência de coletas de digitais e a escrita de uma frase para garantir que não haja substituições.  

Conforme indica o ministério da gestão e inovação, um dos principais métodos de fraudes em exames e concursos se devem ao uso de pontos eletrônicos e por aqueles que terminam a prova mais cedo e levam o caderno. Eles mencionam que tais ‘’Candidatos’’ fazem partes de quadrilhas, que após terminarem, as perguntas são resolvidas por integrantes e enviadas para aqueles que ainda estão na sala via áudio.