Senadores articulam projeto para derrubar tarifaço de Trump contra o Brasil
Nesta quinta feira (18), senadores protocolaram um projeto de lei que visa remover as tarifas impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros. O projeto foi apresentado por cinco senadores, sendo 4 opositores e um aliado do Presidente. Em nota, afirmaram que as taxações contra o Brasil elevariam os preços dos alimentos e poderia prejudicar a […]
Nesta quinta feira (18), senadores protocolaram um projeto de lei que visa remover as tarifas impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros.
O projeto foi apresentado por cinco senadores, sendo 4 opositores e um aliado do Presidente. Em nota, afirmaram que as taxações contra o Brasil elevariam os preços dos alimentos e poderia prejudicar a economia americana
Conflito comercial entre Brasil e Estados Unidos
No meio deste ano, Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informando que iria impor tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. A medida foi justificada como uma repressão ao que se classificou como “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva dissertando em uma olimpíada de matemática no Rio de Janeiro. (Reprodução/Buda Mendes/Getty Images)
A medida foi aplicada no início do mês de Agosto, sendo anunciada pela Casa Branca quase 700 itens seriam isentos das tarifas, incluindo combustíveis, veículos, aeronaves e determinados tipos de madeiras e metais.
O senador republicano Rand Paul, que integra a base de Donald Trump, foi um dos autores do projeto. Em comunicado, ele demonstrou preocupação com o que chamou de “perseguição do governo brasileiro” contra Bolsonaro, mas afirmou que a ordem de Trump é inconstitucional.
“O presidente dos Estados Unidos não tem autoridade, com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, para impor tarifas unilateralmente. Política comercial é competência do Congresso, não da Casa Branca”, declarou.
Donald Trump em sua campanha na Geórgia. (Reprodução/Anna Moneymaker/Getty Images)
Oposição de seus próprios aliados
O democrata Chuck Schumer, líder da minoria do senado, afirma que Trump tem jogado suas fichas em uma “guerra comercial” defendendo uma agenda política americana, não dando a devida importância aos custos da população americana.
“Os americanos não merecem que Trump faça política com seu sustento e seu bolso. Já passou da hora de os republicanos no Congresso encerrarem essa loucura e se unirem aos democratas contra a tarifa de Trump”, afirmou Chuck.
Segundo os senadores, o projeto tem caráter privilegiado, que seria obrigatoriamente decidida por votação. Mas para que a lei seja aprovada, os democratas precisariam conquistar os votos de pelo menos 4 republicanos.
Além disso, para que as tarifas sejam efetivamente derrubadas, a proposta também teria de ser aprovada na Câmara, onde Trump também tem a maioria.
