Tributação sobre pequenas importações afeta comportamento de consumidores
CNI aponta que 29% dos brasileiros desistem de compras internacionais após aplicação da ”taxa das blusinhas”, buscando alternativas nacionais
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou a porcentagem de brasileiros que desistem de compras online de pedidos internacionais após a aplicação da chamada “taxa das blusinhas”. Esse índice evidencia o forte impacto das políticas tributárias sobre o comércio eletrônico e o comportamento dos consumidores.
Pesquisa sobre as taxas
Segundo a pesquisa da CNI, 29% dos consumidores abandonam suas compras após a cobrança das tarifas. Quando se analisa o índice em relação ao total de compras, o percentual representa 18%, um aumento significativo em comparação com maio de 2024, quando o número era de apenas 13%.

Consumidor em compra online (Foto: Reprodução/Pinterest/@brandsleeks)
Ainda de acordo com a pesquisa, a taxa de 20% sobre importações de até US$ 50 provocou uma migração considerada positiva para o comércio nacional: 32% dos consumidores passaram a buscar produtos similares com importação nacional, enquanto 14% optaram por adquirir os produtos em lojas físicas. O levantamento também identificou aumento na busca por outros aplicativos internacionais, que subiu de 6% para 11%.
O lado positivo das taxas
Além da taxa de importação, fatores como ICMS, valores altos de frete e prazos longos de entrega também pesam na decisão do consumidor de desistir da compra internacional: 45% relataram que abandonaram o pedido ao saber do custo do frete e outros 32% por causa do prazo de entrega. Sobre o ICMS, o percentual de consumidores que deixaram de comprar por conta desse imposto subiu de 32% para 36%.
Para especialistas do departamento, a movimentação pode favorecer a indústria nacional ao reduzir a concorrência de produtos importados, mas há alerta de que a alta carga tributária e barreiras logísticas ainda podem distorcer o mercado. A CNI avalia que o atual patamar de imposto “ainda está aquém do ideal” para garantir competitividade de produtos locais frente às importações.
O cenário também indica que muitos consumidores agora avaliam com mais cuidado a relação custo-benefício ao realizar compras internacionais, inclusive para itens de menor valor. A chamada “taxa das blusinhas” evidencia que até pequenas importações estão suscetíveis às políticas fiscais e que ajustes regulatórios podem ter efeito direto no consumo digital da população brasileira.
