Tragédia em Mokwa: enchentes deixam ao menos 115 mortos no centro da Nigéria
Uma tragédia de grandes proporções atingiu o centro da Nigéria após chuvas intensas provocarem enchentes repentinas que já deixaram pelo menos 115 mortos, de acordo com informações atualizadas por autoridades de resgate nesta sexta-feira. O número de vítimas, que anteriormente era de 88, aumentou à medida que mais corpos foram sendo encontrados ao longo do […]
Uma tragédia de grandes proporções atingiu o centro da Nigéria após chuvas intensas provocarem enchentes repentinas que já deixaram pelo menos 115 mortos, de acordo com informações atualizadas por autoridades de resgate nesta sexta-feira. O número de vítimas, que anteriormente era de 88, aumentou à medida que mais corpos foram sendo encontrados ao longo do Rio Níger, arrastados pela força da água.
Ibrahim Audu Husseini, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA) no estado do Níger, relatou que as equipes continuam realizando buscas. “Até agora, recuperamos 115 corpos, mas acreditamos que esse número ainda pode aumentar. A enchente veio de longe, arrastando tudo em seu caminho — pessoas, casas, animais. Corpos continuam sendo encontrados mais rio abaixo.”
Detalhes sobre a tragédia
A tragédia teve início na noite de quarta-feira, quando uma tempestade violenta atingiu a cidade de Mokwa, arrastando casas inteiras em poucos minutos. Moradores foram pegos de surpresa. Umar Jamil, comerciante da região, relatou com tristeza a rapidez com que tudo aconteceu. “Tentamos avisar os vizinhos, batendo de porta em porta, mas antes que eles pudessem sair, a água já havia tomado tudo. Vimos muitos corpos boiando, mas era impossível ajudar. Foi um pesadelo”, contou ele por telefone.

A estação chuvosa na Nigéria, que vai de abril a outubro, costuma causar transtornos, mas os efeitos das mudanças climáticas têm tornado os eventos climáticos mais intensos e imprevisíveis. Em 2022, uma enchente histórica deixou mais de 600 mortos e mais de um milhão de desabrigados no país.
Segundo as autoridades
Apesar de as autoridades de Mokwa esperarem enchentes este ano, elas acreditavam que seriam restritas às regiões próximas aos rios. Mokwa, por não estar localizada às margens do rio, não estava no radar de risco elevado. No entanto, a realidade mostrou-se muito mais grave do que o previsto.
Moradores agora cobram respostas e medidas efetivas. “Há muito tempo havia sinais de que isso poderia acontecer aqui”, lamentou Jamil. “A dor que essa enchente causou ao nosso povo é imensurável. Estamos de luto, mas também exigimos que algo mude para que tragédias como essa não se repitam.”
